Dissidia Duodecim
Gênero: RPG
Fabricante/Distribuidor: Square EnixDissidia Duodecim é o segundo jogo da série. Ele começa antes do primeiro jogo, tem personagens adicionais e concerta algumas brechas de história do seu antecessor.
A história não foi alterada e permanece a mesma: Cosmos convocou heróis de várias eras para lutar a seu lado, assim como Chaos, mas em Duodecim entram alguns personagens extras: Ligthining (FF XIII), Tifa (FF VII), Yuna (FF X), Laguna (FF VIII), Vann (FF XII), Kain (FF IV), Prishe (FF XI), Gilgamesh (FF X) e uma nova versão do Chaos (Feral Chaos).
Jogabilidade (8,0)As coisas aqui não mudaram e continuam as mesmas. Os modos de jogo continuam sendo o modo de batalha (normal) e o de RPG onde você tem que escolher os comandos através de um menu, os ataques continuam sendo os Bravery e HP Attacks, sem muitas mudanças. Uma coisa que percebi é que parece que os controles agora respondem um pouco mais rápido.
Foram adicionadas duas coisas novas: uma é o Assist Attack. Você pode escolher um segundo personagem para entrar no combate, mas ele ficará somente como um auxiliar. Ao se preencher uma barra abaixo do HP do seu char você pode chamar seu auxiliar para dar um Brave ou HP attack no oponente. Isso aumenta um pouco mais a estratégia de luta. A outra diferença é que agora entre os cenários de combate de um “ato” para o outro você pode explorar o mapa antes de chegar ao próximo destino.
Ah sim, outra coisa que notei de diferença é que os personagens antigos sofreram algumas alterações em seus ataques iniciais e que se aprendem conforme a evolução e achei isso muito bom, pois o balanceamento ficou melhor.
A nota não se alterou em relação ao anterior justamente devido aos mesmos problemas permanecerem: IA continua conseguindo fazer combos infinitos, alguns personagens são mais difíceis de derrotar e outros ridiculamente fáceis.
Gráfico (9,0)Também não houve muita mudança a ser dita aqui. Os gráficos continuam com a mesma qualidade, os personagens com o mesmo nível de detalhes, cenários novos aparecem e conseguem afetar a jogabilidade neles dependendo do personagem escolhido. Achei interessante isso, mas novamente, sinto que falta um pouco de vida neles. Apesar de ter melhorado isso nos cenários novos, a nota permanece a mesma do anterior.
Som (10,0)Aqui novamente não houve diferenças entre a versão anterior e essa, somente o aumento de algumas músicas novas e eu notei uma certa melhoria nas dublagens. Como em time que se está ganhando não se mexe, fica a mesma coisa a nota.
Diversão (7,0)Bem... o jogo praticamente não mudou, só foi acrescentado novos personagens e um recurso extra nos combates que é o Assist Attack. Fora isso, o jogo ficou mais longo devido a campanha ser dividida em partes (campanha dos novos personagens, dos antigos, extra e os Reports que são histórias a parte).
Num geral, o jogo continua bom, mas comparado com o anterior esperava algumas inovações maiores e correções de alguns problemas que senti no primeiro jogo e também achei o jogo mais cansativo que o primeiro. Em partes isso se deve a parte de exploração do mapa (que apesar de tudo é uma exploração limitada) e porque a campanha completa tem partes opcionais que não acrescentam em nada a história (e só descobri isso depois que fiz por curioso que sou... e porque experiência extra pros chars não é demais). Devido a isso, nota menor nesse quesito por prolongar demais algo que não precisava.
Melhor:- Lightning *-*
- Inclusão do Assist Attack que melhora um pouco a estratégia de combate;
- Aumento da quantidade de cenários;
- Cenário do Ghost Train do FF VI;
- Correção de brechas da história original.
- Pra quem não jogou o primeiro Dissidia é possível jogar a campanha completa após terminar a primeira campanha.
- Possivel importar o save do Dissidia 1 (libera um modo extra, mas que pode ser comprado após terminar a campanha nova) e itens.
Pior:- Inutilização dos “Ex Attacks” (os golpes especiais) por ser difícil acumulá-los em combate (utilizei na campanha toda cerca de 3 vezes só);
- Kuja ~_~’’
- A abertura do jogo ser simplesmente a abertura do primeiro alterada;
- Se o jogo não conseguir importar seu save do Dissidia 1 você tem que comprar a campanha extra no catálogo de itens;
- A campanha original ter ficado prolongada demais (apesar de não ter de passar pelo Shade Impulse agora);
- Falta de alguma inovação ou melhora significativa.
Nota final: 8,5Apesar das novidades serem poucas e mudanças idem, o jogo continua sendo um bom passatempo. Para quem nunca jogou a primeira versão pode jogar essa sem problema algum, pois a primeira campanha está inclusa novo jogo. Para os que já jogaram a primeira versão, talvez só compense pela campanha nova e o novo recurso se Assist, mas mesmo assim vale a pena.