Pages

Ads 468x60px

sábado, 30 de abril de 2011

Informações sobre o roubo dos dados da PSN


Mal pessoal, não deu pra postar antes.

Bem, depois de todo o problema que vem ocorrendo a Sony informou que foram roubados os dados e tal, mas a maior preocupação dos usuários era sobre os dados dos cartões de crédito.

Verficando na internet algumas informações em outros sites, vi a notícia de que o(s) hacker(s) que roubou/roubaram os dados já haviam começado a vender 2,2 milhões de dados de cartões e que inclusive haviam entrado em contato com a Sony para verificar se eles não queriam comprar os dados (informações aqui).

Depois de uma pancada dessa, eis que agora a noite me deparei com uma notícia tranquilizadora: as operadoras Wells Fargo, American Express e Master Card de cartão de crédito informaram que os cartões não foram fraudados. Maiores detalhes na notícia do site do UOL Jogos.

Honestamente, para o bem de todos os jogadores eu só espero que esse incidente só venha a fortalecer a ideia de que manter dados de usuários em um local único só funciona para funcionários da empresa, não para manter serviços online.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Assassin's Creed Revelations


Sim! O próximo jogo da franquia de assassinos da Ubisoft foi "acidentalmente" revelada em uma campanha fail de "curta isso no facebook e ajude a revelar o próximo joga da Ubisoft". A desenvolvedora retirou o post do facebook e não comentou mais nada sobre o assunto.

Esperemos então para mais informações.

Via UOL

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo post de notícia dupla


Seguindo os problemas que a PSN está passando, seguem novas informações.

A primeira notíca é que segundo a Sony os códigos de segurança dos cartões de créditos dos usuários da rede PSN não foram roubados. Tais dados dos cartões não ficam armazenados em seus servidores, sendo usados somente no momento de efetuar a transação para completar o processo.
As informações podem ser vistas no próprio blog da Sony (em inglês).

A outra notícia é que a Sony solicitou a ajuda da seção responsável por investigação de crimes digitais do FBI. Dadas as circunstâncias do caso, não foi revelado como o FBI irá agir nesse caso.
Fora a ajuda do FBI, ainda temos a agência de segurança que a própria Sony contratou e também entrou nesse problema algumas autoridades canadenses que pretendem agir assim que entenderem toda a causa desse problema que afeta 77 milhões de jogadores no mundo.
A fonte dessas informações é a agência Reuters (em inglês).

Na Europa também foi aberto inquérito para investigar, mas dai tem um detalhe... A Comissão Européia ODEIA companhias que retém informações pessoais (vide Google, Apple, Microsoft...).

Conforme mais informações forem lançadas, estaremos atualizando aqui no blog (e pretendo começar a traduzir partes importantes das reportagens originais para postar).

Video do evento de lançamento do MK em São Paulo



Ae pessoas, como tinha dito os eventos ocorreram ontem na Fnac da Paulista e na Saraiva MegaStore do Shopping Morumbi.

Queria ter ido pra ter conteúdo pra postar, mas como não deu, segue ae um vídeo do UOL Jogos que cobriu os eventos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Preço Justo

Seguinte pessoal...

Indiferente de gostarem ou não gostarem do Felipe Neto eu admiro que pelo menos ele teve uma iniciativa de baixar os malditos impostos que pagamos no Brasil em cima de produtos (principalmente nos importados).

Detestando ou não o cara, não custa nada tentar:
http://precojustoja.com.br/

O que precisa ser feito é só entrar com seu nome, CPF e e-mail. Não dói e não mata (exceto se aparecer um capitcha from hell).

Nintendo informa que fará alianças com outras companhias


Parece que depois de muito bater em ponta de faca a Nintendo abriu os olhos e viu que ela não é a super empresa auto-sustentável e informa que fará alianças com outras companhias.

Segundo a declaração de seu presidente-executivo Satoru Iwata:
"Eu agora me arrependo de que nós não tenhamos nos aliado com alguém fora da companhia para promover o Wii. Se tivéssemos feito isso o destino do Wii talvez teria sido diferente."
"Agora sei que não deveríamos contar demais com nós mesmos. Vocês verão o que quero dizer com isso quando distribuirmos o 3DS e o Wii no futuro."

Acho que a queda de montanha russa nas vendas do Wii após a aparição do Sony Move e do Kinect fizeram a Nintendo perceber que ela revolucionou sim o mercado, mas sem títulos novos e da moda e sem produtores interessados em desenvolver para sua plataforma devido sua restrição de hardware se comparado com o PS3 e o XBox360, nem mesmo Mario, Link e Samus juntos conseguem segurar a empresa.

Após a Nintendo ter se auto-destruido lançando videogames inferiores aos concorrentes por duas vezes seguidas (Nintendo 64 e Game Cube), novamente ela lançou um videogame inferior em hardware mas revolucionário em controle (WiiMote), mas ele ficou com o estigma de ser um videogame para jogadores casuais... e o tempo provou que isso realmente era o que estava acontecendo, mesmo eles dizendo que não.

Se realmente eles firmarem alianças, quem vai sair ganhando seremos nós jogadores que teremos uma plataforma a mais para escolher, mas se isso realmente vira verdade só torcendo nas palavras do CEO da Nintendo.

Depois do PS3, alerta na XBox Live


Após o ataque aos servidores da Playstation Network que fez com que a empresa desligasse seus servidores e que agora estão com o grande problema de contas de sua rede que foram roubadas, a Microsoft informa que uma espécie de phishing (ataque de clonagem de página para roubo de dados) está presente em seu serviço XBox Live.

O ataque acontece enquanto o jogador está em uma partida de "Call of Duty: Modern Warfare2". O mesmo pode receber uma mensagem em sua tela com a tentativa de phishing.

Até o momento somente foi identificado esse problema no Modern Warfare2 e a Microsoft já está agindo para solucionar esse inconveniente.

A mensagem original pode ser checada aqui.

É. Sorte da Microsoft que o problema é menor, mas seus servidores também possuem brechas.
Será a Nintendo a próxima a anunciar algum problema? ô.O

Sony processada!


Hoje pela manhã, a firma de advogados Rothken Law entrou na justiça (em uma corte na California) contra a Sony por não fornecer segurança e privacidade aos dados dos usuários armazenados.

A firma afirma (haha) que tomou tal atitude com o objetivo de proteger o consumidor (haha). Caso haja ganho de causa, a Sony terá de pagar uma quantia estipulada pelo juiz a todos os usuários que tiveram seus dados violados.

Se você quiser ver a "reclamação", clique aqui (em inglês).

Via IGN.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como desgraça pouca é bobagem...


Que a Playstation Network está fora não é novidade. Publicamos a informação da queda e do problema encontrado e que ainda não tinham solução.

O problema é o que a Sony divulgou hoje sobre esse problema: foi confirmado que a invasão foi externa nos servidores e com isso dados cadastrados nos servidores podem ter vazado.

Ainda não existe nenhuma data para o retorno do serviço, pois depois desse ataque a Sony está reconstruindo toda a sua rede de servidores para aumentar a segurança.

Como crimoso não é burro e nem nada e com certeza vão surgir milhares de spams sobre isso, se atentem ao modelo de e-mail que a própria Sony divulgou que irá enviar para todos os que estão cadastrados em seu serviço e que está nesse link que também é a fonte da informação (o blog do Playstation Network americano).

Aproveitando o embalo MK: o fim do pirata do Amazonas



Vamos aproveitar que MK está em alta e relembrar de uma pessoa: Kaleb. Lembra dele? Não?
Deixa eu refrescar então: espertão que postou no Youtube um video em que mostra o dedo e uma cópia do jogo Mortal Kombat que ainda não havia sido lançado e se achando o bonzão por causa disso?

Pois bem, depois desse ocorrido todo mundo só ficou publicando informações que a Warner não tinha gostado disso, que ficou decepcionada com o lançamento no Brasil e etc. e tal. O que ninguém falou é que DERFD (Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações) instaurou um inquérito sobre o furto de um lote do jogo que foi roubado da fábrica da Sony localizada no Pólo Industrial de Manaus.

Kaleb foi localizado e teve seu PS3 e sua TV apreendidos e foi levado para a delegacia para prestar depoimento pois o meliante estava vendendo justamente uma cópia desse lote roubado.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Orlando Amaral, ele pode ser indiciado por receptação de produto furtado e violação de direitos autorais.

No seu depoimento Kaleb disse que comprou o jogo de vendedores ambulantes em Manaus.

Fonte: D24AM

Quem é o espertão agora?

Novamente sobre o evento de lançamento de MK em São Paulo



Então pessoas, ontem eu tinha postado que São Paulo terá dois eventos para o lançamento do Mortal Kombat certo?
O da Fnac Paulista vai ter os cosplayers da Millena e do Kung Lao e distribuição de pôsteres autografados.

Hoje eu descobri qual será a atração na Saraiva MegaStore do Shopping Morumbi. Ontem, por volta das 19h um cosplayer do Sub-Zero apareceu no vão do MASP na Paulista e caminhou no sentido do metrô Paraíso em busca de seu rival Scorpion. Tudo dava a entender que eles se encontrariam em algum ponto do caminho, porém, no mesmo horário, um cosplayer do Scorpion caminhava pela Av. Brigadeiro Faria Lima fazendo o mesmo, procurando por Sub-Zero.
Os dois cosplayers serão a atração do evento na Saraiva MegaStore ^-^

O mais engraçado é que algumas pessoas reconheceram o cosplay do Sub-Zero, enquanto outras simplesmente não faziam ideia de quem era. Logo, Sub-Zero saiu perguntando para as pessoas na rua onde estava Scorpion \o/

Vi essas informações no site do UOL Jogos

Segue aqui um video (também pego do UOL Jogos):

Mais notícias de Mass Effect 3!


Depois de duas imagens inéditas vazarem na internet, a Bioware lançou fatos oficiais mais concretos, vamos a eles:

- Por algum motivo ainda desconhecido (ou conhecidos)por nós, o sr. Illusive Man está muito puto com Shepard;

- Uma nova classe será adicionada (ainda sem nome) que tem como foco o combate corpo-a-corpo;

- O combate será mais rápido e dinâmico, uma vez que Shepard terá a sua disposição um leque maior de opções de movimento durante as lutas (rolamentos, saltos e esquivas);

- O sistema de customização antigo (ME1) faz seu retorno triunfal. As armas ao receberem upgrades, terão seu visual modificado também;

- Locais confirmados: Marte, Planeta natal dos Salarians, uma lua dos Quarians e várias cidades terrestres (Londres, NY e outras);

- Existe grande possibilidade de ocorrerem batalhas no espaço e, portanto, tomarmos o controle da Normand2 e chutarmos bundas \m/;

-DATA DE LANÇAMENTO: 8 de novembro de 2011.

É meus amigos, tudo indica que novembro será um mês épico.

Via: The Escapist

Mortal Kombat Legacy: Episódio 3




Obs.: Oh sh*t! Censura!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem disse que videogame não salva vida?

Legal... e o que esse controle arcade ai do lado tem haver com esse título?

Um usuário do forum "Neo Empire forum" estava caminhando a noite por uma ponte mal iluminada e portando sua mala, quando pegou seu celular para usar o GPS para se localizar.

Um ladrão o viu e quis levar seu celular. Se negando a entrega o aparelho o ladrão o atacou com uma faca e tentou acertá-lo nas costelas, porém, somente acertou a mochila do usuário onde estava o joystick ai do lado. Resultado: a facada não causou nada a ele e o golpe foi desviado, mas o usuário tentou reagir e acabou se cortando e o ladrão fugiu. O joystick salvou sua vida (e sim, é esse ai da foto).

Segundo comentário do próprio usuário "O bastardo não me levou nada e continuo vivo".

Mas tenho de fazer um comentário: não tente dar uma de super-herói como fez esse usuário. Ele deu a sorte do ladrão ter acertado seu joystick e a facada ter sido desviada, mas e se o joystick não estivesse lá? GAME OVER...

Evento para o lançamento de Mortal Kombat em São Paulo



Num momento de ociosidade semi-intensa (vulgo navegando na internet sem rumo), me deparei com uma notícia legal: Para o lançamento do novo Mortal Kombat os jogadores de São Paulo terão dois eventos exclusivos.

Um será feito na loja Fnac na Paulista com cosplayers da Milena e Kung Lao e o outro será feito na Saraiva MegaStore do Shopping Morumbi que não teve detalhes revelados.
Ambos os eventos contarão com campeonatos e distruibuição de pôsteres autografados por Hector Sanchez e outros brindes.

A quem interessar, segue abaixo os endereços:
- Fnac Paulista - Av. Paulista, 901 (recomendo a entrada pela Av.Paulista descendo as escadas)

- Saraiva MegaStore - Av. Roque Petroni Jr., 1.089 (só entrar no Shopping e procurar, porque não lembro a localização interna).

Nintendo confirma 'Wii 2' para 2012



A Nintendo confirmou hoje o desenvolvimento do sucessor do Wii, com lançamento previsto para o meio do ano de 2012.

A BigN ainda informou que haverá um exemplar funcional em junho, na E3. Ainda informou que durante o evento dará mais informações técnicas sobre o console, confirmando ou não o que postamos aqui.

PSN ainda off


Em comunicado oficial, a Sony se desculpa pelo fato de seu principal serviço online para os usuários de PS3 e PSP, a PSN, ainda estar offline.

A Sony ainda esclaresse que está recontruindo seu sistema e infra-estrutura para promover maior segurança dos usuários e do próprio serviço. Essa é uma tarefa que leva tempo mas será completa o mais breve possível, completa o anuncio.

Pelo que parece, esse parece mais uma queda preventiva (ou se aproveitaram de uma queda causada por forças externas) para melhorar a sua segurança. Nos resta esperar sabe Deus quanto tempo para voltarmos a jogar online e dar Sync no nossos troféis.

Confira o comunicado na integra aqui.

domingo, 24 de abril de 2011

Depois do PSPGo...


Após a Sony do Japão e Europa informarem que estão cancelando o PSPGo e que não irão mais fabricar o mesmo, parece que a Nintendo aproveitou e pegou carona na ideia.
Com o lançamento do Nintendo 3DS, o substituto do DS com recurso de 3D sem óculos, existe um rumor de que a Nintendo quer desativar a produção do Nintendo DS Lite.

O rumor vem devido a uma notificação da rede de varejo "GameStop" aos seus revendedores. Na nota eles solicitam que todos retirem de suas prateleiras os consoles Crimson Black e Metallic Rose do DS Lite devido a descontinuação de fabricação dos mesmos e possível falta de peças de reposição.

Por se tratar de um rumor, pode ser que eles fizeram essa notificação por esses modelos em específico não serem mais fabricados, mas depois do anúncio do PSPGo e o 3DS já a venda no mercado, creio que em breve faremos o anúncio do cancelamento oficial do DS Lite.

[PSP] - Dissidia Duodecim



Dissidia Duodecim


Gênero: RPG
Fabricante/Distribuidor: Square Enix




Dissidia Duodecim é o segundo jogo da série. Ele começa antes do primeiro jogo, tem personagens adicionais e concerta algumas brechas de história do seu antecessor.
A história não foi alterada e permanece a mesma: Cosmos convocou heróis de várias eras para lutar a seu lado, assim como Chaos, mas em Duodecim entram alguns personagens extras: Ligthining (FF XIII), Tifa (FF VII), Yuna (FF X), Laguna (FF VIII), Vann (FF XII), Kain (FF IV), Prishe (FF XI), Gilgamesh (FF X) e uma nova versão do Chaos (Feral Chaos).


Jogabilidade (8,0)

As coisas aqui não mudaram e continuam as mesmas. Os modos de jogo continuam sendo o modo de batalha (normal) e o de RPG onde você tem que escolher os comandos através de um menu, os ataques continuam sendo os Bravery e HP Attacks, sem muitas mudanças. Uma coisa que percebi é que parece que os controles agora respondem um pouco mais rápido.
Foram adicionadas duas coisas novas: uma é o Assist Attack. Você pode escolher um segundo personagem para entrar no combate, mas ele ficará somente como um auxiliar. Ao se preencher uma barra abaixo do HP do seu char você pode chamar seu auxiliar para dar um Brave ou HP attack no oponente. Isso aumenta um pouco mais a estratégia de luta. A outra diferença é que agora entre os cenários de combate de um “ato” para o outro você pode explorar o mapa antes de chegar ao próximo destino.
Ah sim, outra coisa que notei de diferença é que os personagens antigos sofreram algumas alterações em seus ataques iniciais e que se aprendem conforme a evolução e achei isso muito bom, pois o balanceamento ficou melhor.
A nota não se alterou em relação ao anterior justamente devido aos mesmos problemas permanecerem: IA continua conseguindo fazer combos infinitos, alguns personagens são mais difíceis de derrotar e outros ridiculamente fáceis.

Gráfico (9,0)

Também não houve muita mudança a ser dita aqui. Os gráficos continuam com a mesma qualidade, os personagens com o mesmo nível de detalhes, cenários novos aparecem e conseguem afetar a jogabilidade neles dependendo do personagem escolhido. Achei interessante isso, mas novamente, sinto que falta um pouco de vida neles. Apesar de ter melhorado isso nos cenários novos, a nota permanece a mesma do anterior.

Som (10,0)

Aqui novamente não houve diferenças entre a versão anterior e essa, somente o aumento de algumas músicas novas e eu notei uma certa melhoria nas dublagens. Como em time que se está ganhando não se mexe, fica a mesma coisa a nota.

Diversão (7,0)

Bem... o jogo praticamente não mudou, só foi acrescentado novos personagens e um recurso extra nos combates que é o Assist Attack. Fora isso, o jogo ficou mais longo devido a campanha ser dividida em partes (campanha dos novos personagens, dos antigos, extra e os Reports que são histórias a parte).
Num geral, o jogo continua bom, mas comparado com o anterior esperava algumas inovações maiores e correções de alguns problemas que senti no primeiro jogo e também achei o jogo mais cansativo que o primeiro. Em partes isso se deve a parte de exploração do mapa (que apesar de tudo é uma exploração limitada) e porque a campanha completa tem partes opcionais que não acrescentam em nada a história (e só descobri isso depois que fiz por curioso que sou... e porque experiência extra pros chars não é demais). Devido a isso, nota menor nesse quesito por prolongar demais algo que não precisava.

Melhor:
- Lightning *-*
- Inclusão do Assist Attack que melhora um pouco a estratégia de combate;
- Aumento da quantidade de cenários;
- Cenário do Ghost Train do FF VI;
- Correção de brechas da história original.
- Pra quem não jogou o primeiro Dissidia é possível jogar a campanha completa após terminar a primeira campanha.
- Possivel importar o save do Dissidia 1 (libera um modo extra, mas que pode ser comprado após terminar a campanha nova) e itens.

Pior:
- Inutilização dos “Ex Attacks” (os golpes especiais) por ser difícil acumulá-los em combate (utilizei na campanha toda cerca de 3 vezes só);
- Kuja ~_~’’
- A abertura do jogo ser simplesmente a abertura do primeiro alterada;
- Se o jogo não conseguir importar seu save do Dissidia 1 você tem que comprar a campanha extra no catálogo de itens;
- A campanha original ter ficado prolongada demais (apesar de não ter de passar pelo Shade Impulse agora);
- Falta de alguma inovação ou melhora significativa.

Nota final: 8,5




Apesar das novidades serem poucas e mudanças idem, o jogo continua sendo um bom passatempo. Para quem nunca jogou a primeira versão pode jogar essa sem problema algum, pois a primeira campanha está inclusa novo jogo. Para os que já jogaram a primeira versão, talvez só compense pela campanha nova e o novo recurso se Assist, mas mesmo assim vale a pena.

[PSP] Dissidia Final Fantasy



Dissidia Final Fantasy



Gênero: RPG
Fabricante/Distribuidor: Square Enix


Dissidia Final Fantasy é um jogo de combate com os personagens da série Final Fantasy, desde o 1 ao 12 cobrindo toda a linha da série original. A história não é o ponto forte: Cosmos, a deusa da Harmonia, e Chaos, o deus do caos, se enfrentam desde o inicio dos tempos e os dois lados convocam para seu lado 10 guerreiros (heróis do lado do bem e seus vilões respectivos em contraparte e no caso do 11 vem um personagem da série online para o lado de Cosmos e um vilão do 12 para o lado de Chaos). Postos a procurarem os cristais que podem encerrar com essa série interminável de combates, os personagens são postos em batalhas.
O jogo é bem divertido e vale a pena, apesar de um ou outro revés.


Jogabilidade (8,0)

Por ser um jogo de luta para um portátil, os controles de Dissidia são bem funcionais. Todos os botões são usado e cada um tem sua função. Existem dois ataques apenas no jogo: os Bravery Attacks que acumulam bravery que basicamente é o dano que você vai causar ao oponente e os HP Attacks que são os golpes que causam o dano acumulado.
Também são dois os modos de jogo: o modo normal, onde você controla o personagem e faz os ataques, defesa e esquiva manualmente ou o modo RPG, onde você controla o personagem através de um sistema de menu como na série Final Fantasy. Mas um detalhe aos que escolherem pelo modo RPG: o jogo rola direto, então, se você for daqueles que fica um tempo esperando pelo que quer fazer cuidado... O computador não vai esperar não.
Uma coisa que tenho que reclamar aqui é da IA do jogo. Existem sequências de golpes que uma vez que o computador começa você só vai conseguir se livar sendo extremamente ninja ou simplesmente quando ele se cansar e mudar de tática. São sequências que podem ser executadas infinitamente (apesar de que depois que você aprende e pega o timing, você pode se vingar do computador). Outro ponto fraco da IA é que ela é muito variável conforme o personagem que você está enfrentando. Enquanto alguns são bem balanceados, outros conseguem fazer o impossível e outros simplesmente só faltam segurar uma placa “Pelas barbas de Odin, me ACERTA!!”.

Gráfico (9,0)

Os gráficos são bons. Os personagens estão bem modelados e seguindo o seu design original (mas existem roupas extras que podem ser compradas dentro do jogo), os efeitos das magias e ataques são bem legais e os cenários também ficaram legais. Nesse ponto posso dizer que os gráficos de Dissidia estão bem próximos dos do Crisis Core, mas não dou nota máxima porque por se tratar de um jogo de luta em cenários abertos, os cenários são meio “mortos”. Tá, eles podem ter partes destruídas e tal, mas as paredes invisíveis e a falta de alguns objetos para dar vida a eles deixam as coisas meio monótonas.

Som (10,0)

O que eu tirei da parte dos gráficos não posso falar das músicas. Tirando uma ou outra exclusivas do jogo, muitas das músicas em combate ou durante as cenas entre lutas são vindas de toda a série. Exemplos eu posso dar vários, mas ficarei com alguns clássicos presente no jogo: One Winged Angel, Dancing Mad, Don’t be Affraid, The Decisive Battle, The Darkness of Eternity, etc.
Algo que eu poderia citar como ponto ruim é a parte da dublagem que na versão americana é sempre um ponto fraco, mas como não é nada que chega a atrapalhar passa em branco essa.
Obs.: sim, joguei a versão japonesa e achei a dublagem melhor porque você consegue sentir os tons de dramaticidade bem mais intensos.

Diversão (8,0)

O jogo em seu geral é um ótimo passatempo. Para os hardcore, aprender a bloquear e esquivar vai tornar as lutas bem mais fáceis, mas aos jogadores normais o jogo também oferece uma boa diversão sem pedir muito. Para os que gostam de itens de coleção os jogo oferece muitos colecionáveis e coisas para serem obtidas.
Não levou nota máxima porque o jogo é muito repetitivo e acaba se tornando cansativo depois de um tempo, mesmo com tantas coisas para colecionar.

Melhor:
- Personagens de Final Fantasy em combate ( e não é a vergonha do Ehrgeiz);
- Poder fazer os combates dos sonhos (aposto que muita gente fará Kefka VS Sephiroth);
- Terra *-*
- Controlar o Sephiroth e o Kefka \o/
- Passatempo para as horas vagas;
- Sensação de nostalgia ao ouvir algumas músicas do jogo.

Pior:
- Detalhes da história mal explicados;
- Cloud e a Terra parecerem muito emos -_-‘
- Kuja ~_~’’
- Jogo se torna cansativo depois de um tempo;
- IA mal equilibrada;
- Cenários amplos, mas sem vida;

Nota final: 8,75




No geral recomendo o jogo. Poder lutar com os personagens da série é muito divertido e o tempo passa muito rápido. Tem os prós e os contras, mas é algo que um fã da série Final Fantasy não pode ficar sem pelo menos jogar uma vez nem que seja para ver.

Obs.2: a partir de agora usaremos um selo de aprovação ou desaprovação nos reviews. o/