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segunda-feira, 4 de abril de 2011

[PS2] Grandia 3

Fabricante: Game Arts
Distribuidora: Enix
Gênero: RPG

Grandia 3 Site oficial

Grandia 3 é o último jogo da série lançado até o momento. A história é pouca coisa diferente das outras duas versões: Yuki é um garoto que vive em uma ilha isolada e tem o sonho de se tornar um grande aviador, assim como seu herói, o grande Cap. Schmidt. Durante uma viagem para conhecer seu grande herói, ele se depara com Alfina, uma jovem que está sendo perseguida. Após salvá-la, ele se envolve em uma grande jornada para eliminar Xorn, uma entidade extraplanar que quer destruir o mundo. Como dito, não muda muito da primeira versão, mas o jogo em si é extremamente competente e cativante. Vale muito a pena suas cerca de 45h de jogo.


Jogabilidade (9,0)

Jogabilidade quase imutável. O sistema continua o mesmo sistema fluido de sempre: Espere chegar a "vez" do personagem, escolha a ação, espere chegar no término do campo de ação e pronto. Pra que mudar em time que está ganhando? Foi adicionado agora um novo comando na "Action Ring" chamado "ORB". Com ele é invocado o poder de um dos guardiões do jogo que podem causar os seguintes efeitos: Ataques adicionais com fogo; Ressuscitar e curar todos os personagens; Aumentar os atributos de todos os personagens; e Parar o tempo para todos os adversários na batalha por determinado tempo.
Outras alterações feitas foi que agora existe um sistema que armazena a maior quantidade de hits em combate, medidor de distância em que o adversário é lançado e um medidor de altura. Medidor de altura? SIM, um medidor de altura, pois outra alteração feita foi à adição dos "Aerial Combos". Quando um adversário é atirado para o alto os personagens utilizam outros golpes especiais que tiram mais dano e aumentam as chances de derrubar itens e dinheiro.
Mais novidades ainda: quando no cenário ou campo, apertando o botão "[ ]" é utilizada uma espécie de sensor que acusa a proximidade de itens ou locais especiais (escadas, passagens secretas e coisas do tipo). Ainda no cenário, quando se encontra um inimigo você pode apertar o botão "O" e bater com a espada nele, assim ele é derrubado e você pode entrar na luta tendo um turno extra em cima dos inimigos.
Esse quesito levou 9 no final porque o nível de dificuldade fico excepcionalmente alto comparado com as outras versões e o "grinding" ficou extremamente dificil também.

Gráfico (10,0)

Os gráficos ficaram de primeira. Um 3D muito bem feito, detalhes muito bem pensados, muito lindo.
As animações das magias são as mais lindas que eu já vi em todos os RPG's que já joguei, e olha que tenho uma boa bagagem de jogos para dizer isso. As animações das magias são L-I-N-D-A-S, no duro. Quem não acredita, clique aqui. A qualidade do filme não está boa e não apresenta os detalhes, mas jogando... você baba. A animação para ressuscitar um personagem...sem palavras.
Uma coisa que tenho que comentar e que achei muito interessante é que grande parte do jogo (cerca de 80%) dele é feita totalmente encima da "engine gráfica", ou seja, muitas das cenas não interativas não são feitas em cenas pré-renderizadas, no estilo Final Fantasy, mas sim aparecem como uma transição de um combate com alguma cena. Achei isso muito legal, pois não quebra o ritmo do jogo como a entrada de uma cena pré-renderizada.

Som (10,0)

Novamente, um quesito que não decepciona quem joga. Pequenos detalhes de sons como efeitos de água e outros continuam aparecendo e as músicas são de muito alta qualidade. Comparando as versões, todas tem seu charme, mas devo dizer que Grandia 3 é o único que me fez baixar a sua música tema (In the Sky) para ficar ouvindo.

Diversão (9,0)

Ótimo passatempo, aventura empolgante, garantia de boas horas de diversão. A série continua com suas tiradas cômicas o que é muito bom pra quebrar o clima, jogabilidade excelente, sons e musicas legais, um mix muito, muito bom. Não tenho muito o que falar, a não ser que novamente o que o jogo peca muito é um bom final.

Melhor:
- Diversas melhorias nos combates;
- Magias com animações lindas;
- Uma história que começa de um jeito e quando você percebe, já está num rumo totalmente diferente;
- Praticamente a inexistência de loadings.

Pior:
- Grinding (aumentar level) dificil;
- Alguns inimigos são extremamente dificeis, mesmo com um bom nível;
- Grande dificuldade para se obter os melhores equipamentos;
- Falta de sub-quests;
- O final (novamente) Autor: Shadow

Maiores informações:

Nota final: 9,5
  
utor: Shadow

[Dreamcast - PS2 - PC] Grandia 2




Fabricante:Game Arts / Rocket Studio
Distribuidora: Enix / Sega  /Ubisoft
Gênero: RPG


Grandia 2 é o segundo episódio da "série principal" (existem doi spin-offs chamados "Grandia: Digital Museum" para Sega Saturn que foi lançado somente no Japão e é um adicional para o Grandia 1 e "Grandia Xtreme" que é a ovelha negra da família, lançado para PS2.
Nessa nova aventura o herói principal se chama Ryudo e é um "Geohound", um mercenário que faz trabalhos por dinheiro. Em uma de suas missões, Ryudo é contratado por uma igreja de um vilarejo para escolar em segurança Elena que é uma cantora da igreja e irá participar de um ritual sagrado. Ryudo escolta a garota até o local em segurança, mas os problemas começam justamente quando eles chegam ao seu destino. Isso é só uma premissa do jogo.
Devo admitir que após jogar as 3 aventuras, a história de Grandia 2 me foi a melhor, sendo mais séria e com comentários durante o gameplay que podem te fazer pensar sobre o que é mostrado e comparar com as coisas na realidade.


Jogabilidade (10)

Em relação ao seu predecessor não mudou praticamente nada em relação ao controle dos personagens e movimentação em mapa, porém a parte de "customização" dos personagens mudou muito. Ao se vencer uma batalha agora você ganha dois novos pontos além da experiência e gold e eles são as "Special Coins" e "Magic Coins".
As "Special Coins" são usadas para se adquirir Moves (ataques especiais dos personagens) e melhorar as já existentes e as "Magic Coins" fazem o mesmo, mas com as magias. Além disso, ambas são usadas para se aprenderem novas "Skills", que são habilidades complementares que podem ser equipadas nos personagens. Para se aprender as "skills" é necessário que você encontre livros que contém essas habilidades e usar "Special Coins" ou "Magic Coins", conforme a habilidade ensinada.
Outra mudança é com relação aos Mana Eggs que agora não são usados para se comprar novas magias, mas sim contém as magias neles, se tornando um equipamento. Existem diferente tipos de Mana Eggs e cada um com um grupo especial de magias (um para ataque, outro pra suporte, etc). Cada Mana Egg que você encontra já vem com algumas magias aprendidas que podem ser melhoradas e magias para serem aprendidas sendo necessário o uso de "Magic Coins" para isso.
Mais uma mudança que ocorreu é no "ring command", o menu de opções que aparece nas lutas. Ele agora é divido em duas partes: a superior com os comandos Combo, Critical, Move/Magic e Itens e na parte inferior os comandos Defesa, Evade, Escape e AI (ativa a inteligência artificial).

*Grandia 2 foi lançado originalmente para o DREAMCAST em 2000, sendo depois portado para o PC e PS2 em 2002. A versão PC foi portada decentemente e roda exatamente igual ao Dreamcast, porém, a versão para o PS2 sofre de vários problemas de slowdowns. A primeira vista pensei que fosse normal, mas não é. Os slowdowns ocorrem mesmo em locais onde não se tem muitos objetos na tela ou nada que force o hardware do PS2 e isso atrapalha MUITO a jogabilidade porque ele consegue dar slowdown inclusei em viradas de câmera, algo essencial pro jogo. Se for jogar, recomendo procurar na Internet e jogar a versão para PC e ficar longe da versão para PS2.

Gráfico (8,5)

Os gráficos são muito bons e acompanham muito bem o cenário e todo o mais, mas não é algo de se impressionar tanto. Considerando sua época de lançamento (2000) os gráficos podem ser comparados aos de FF9 e mesmo assim existem detalhes no FF9 que são superiores e isso num Hardware inferior ao do Dreamcast e ele foi lançado 1 ano antes. Claro, existem os efeitos das magias, cenas que tem uma simulação muito bem feita de chamas, animações em Anime se misturando com efeitos 3D, mas mesmo assim poderiam ter explorado melhor o hardware do Dreamcast e a potência do mesmo.
*Obs: novamente devo fazer um adendo. As versões Dreamcast e PC são ótimas, mas evite a versão PS2 se possível. Além do já mecionado slowdown, a versão do PS2 sofre com problemas gráficos. Muitas vezes os personagens perdem suas texturas, se tornando "bonecos brancos" literalmente, os cenários sofrem de granulação, algumas texturas são aplicadas fora de lugar, partes dos personagens desaparecem ao se aproximar muito de certas partes de alguns cenários, durante animações dos Moves e por ai vai. Volta o conselho: procure e baixe ele da Internet para PC.

Som (10,0)

Não tenho muito a dizer. O jogo tem músicas cantadas e inclusive as lyrics são em português, mas interpretadas por uma japonesa com um sotaque sofrível, mas mesmo assim a música consegue te prender e agradar.
Uma coisa que me agradou foi logo no início do jogo e perto do final reconhecer o uso de músicas vindas diretamente do Grandia 1. As músicas cairam bem com o contexto e deu um ar retro legal.

Diversão (10,0)

O jogo é muito bom, continuando com a excelente mistura de estratégia e ação iniciada pelo seu predecessor. História consistente, personagens cativantes (quem jogar e falar que não deu umas risadas por causa da Milenia está mentindo!!!) e o final fechando bem com a história. A aventura toda leva em torno de 45-50h para ser terminada e vai te prender bem. Os mini-games incluidos no jogo também são bem divertidos e dão boas recompensas. Vale muito a pena jogar este grande RPG conhecido e apreciado por poucos.

Melhor:
- Diversas melhorias na customização do personagem;
- Magias com mistura de animações em anime e CG;
- Uma história consistente e séria, mas que tem seus pontos de comédia;
- Grinding (aumento de level) mais fácil que seu predecessor;
- Milenia;
- Final interativo

Pior:
- Alguns chefes são muito fáceis de se derrotar (o ultimo principalmente);
- Alguns itens especiais para se fazer grinding (dobro de exp, special coins e magic coins) só são encontrados nas ultimas dungeons;
- Falta de sub-quests;
- Diminuição drástica na quantidade de Moves em comparação com Grandia 1;


Nota final:  9,6
Autor: Shadow

[PC/PS3/XBox360] Dragon Age: Origins Review



Fabricante: Bioware
Distribuidora: Electronic Arts
Gênero: RPG/Estratégia

http://www.dragonage.com

 
 
 



Introdução
Bioware é conhecida por sucessos do genero do RPG, como Baldur's Gate, Star Wars: Knights of the Old Republic e mais recentemente Mass Effect 1 e 2. Todos grandes sucessos de critica e venda. Dragon Age: Origins segue a mesma fórmula. Com uma história simples, mas profunda o jogo faz com que você se sinta na pele do herói.

História 10

O básico é que, de tempos em tempos uma legião de monstros chamados Darkspawns atacam o reino de Ferelden e cabe a uma coligação de guerreios, os Gray Warden, acabar com a ameaça. A principio parece uma historia simples e clichê, mas ela é cercada de reviravoltas, traições e eventos que acontecem de acordo com decisões passadas do jogador.
Você começa com uma das três raças (Humanos, Elfos ou Anões), podendo escolher o sexo, classe (Warrior, Rogue e Mage) e em que contexto seu personagem vai iniciar a historia. Por exemplo, se você cria um Elfo que vive na cidade, ele será apresentado a historia de forma diferente do Elfo da floresta.
Mas o que realmente faz a historia ser nota 10, são os detalhes. A história é extremamente rica, cheia de detalhes. Cada cenário, cada raça, cada item, cada monstro tem um pano de fundo. A historia vem de desde antes da criação de Ferelden, e se expalha com uma tamanha vastidão que, só com auxilio do Codex (ferramenta do jogo que guarda todos os dialogos, decisões e historia) você pode se inteirar de tudo.

Jogabilidade 9,5

Para pc, mouse e taclado. Com essa combinação não tem erro. Para ser bem sucedido na sua jogatina, é preciso pensar. Por esse motivo o jogo pode ser pausado no decorrer de qualquer luta para que, com auxilio da camera livre, você possa pensar calmamente cada movimento de cada um dos seus 4 comandados. Há ainda a opção de você criar taticas especificas para cada personagem. Por exemplo, você programa o personagem X usar a skill Y quando estiver abaixo de 25% de HP. As opções de estrategias são vastas, mas não necessarias.
Elementos de RPG de mesa estão fortemente ligados ao jogo. Como passar em testes força ou persuassão. Diferenças no nivel do solo aumentam ou diminuem o alcance dos arqueiros. Enfim, você precisa usar mais a cabeça que os dedos.

Gráficos 8,5

Cénarios ricos, inspirados e bonitos. As locações são bem diferentes uma das outras. Apenas os cenarios de lutas aleatórias são repetitivos espaçosos campos verdes. Os persoagens centrais são bem feitos, as texturas são razoaveis. Mas mesmo assim, as vezes você irá se deparar uma sombra trincada, ou um cabelo que parece um capacete. Fato interessante é que, os personagens que tiveram contato fisico com suas vitimas, ficam durante um bom tempo lavados de sangue.

Som 9,5

Musícas muito boas, acompanham os eventos de forma magistral. O barulho das espadas contra os escudos, das flechas zunindo, dos raios e e das bolas de fogo dão aquela sensação unica de um campo de batalha. Tudo isso somado ao execelente trabalho de dublagem.

Valor

É um jogo imperdivel mesmo pra quem não gosta de RPG. Possui muitas horas de jogo, recheadas de side quests e conquistas. Há ainda a opção de download de conteudo exclusivo, que inclue duas camapanhas: Return to Ostagar e The Wardens Keep, itens unicos e mais um personagem.

Ponto forte

O que acredito que seja mais divertido é o relacionamento entre os personagens, que não fica só no: "Vamos viajar juntos? Ok...". Você deve contruir uma amazidade, com dialogos, presentes e ações. Esses relacionamentos trazem beneficios como skills unicas e até possibilidade de romance. Mas o oposto também acontece, se você não for legal, eles podem sair do seu grupo ou até tentar té matar!

Geral: 9,3

O melhor:
-Historia vasta
-Relacionamento entre personagens
-Conteúdo para Download

O pior:
-Depois que termina, não da pra fazer nada com o save. Não da pra visitar mapas antigos, nem continuar com quests paradas
-A jogabilidade para consoles perde muito em qualidade, já que não temos mouse e teclado no PS3/XBox360 todo o sistema de batalha teve que ser adaptado para os controles.