Game Dev Tycoon é um jogo lançado pela Greenheart Games. Como o nome "Tycoon" deve lembrar vocês de "Roller Coaster Tycoon", a resposta é que sim, é um simulador. O jogo é um simulador de uma empresa de desenvolvimento de jogos.
O jogo não tem DRM, mas um dos desenvolvedores teve uma ideia. Patrick Klug lançou ele mesmo uma versão "pirata original" do jogo em sites de torrents para ver o que acontecia e qual não foi a surpresa que 94% dos jogadores do jogo estavam usando essa versão pirata?
Porém, é aqui onde a coisa fica interessante: o que os jogadores da versão "pirata original" não sabiam é que ele propositalmente incluiu nessa versão algo um tanto comum no mundo da indústria dos jogos. Se você está jogando essa versão, em determinado ponto do jogo começa a receber mensagens de que seu jogo está sendo pirateado e você simplesmente começa a perder dinheiro. Demais.
O mais legal ainda é que jogadores dessas versões começaram a invadir o forum de suporte da empresa justamente reclamando disso!! Eles ficaram revoltados que quando tinham muita grana, simplesmente o jogo começava a ser pirateado e eles perdiam tudo!! Eu fico besta com essa cara de pau XD
"Por que existe tanta gente que pirateia? Isso está me arruinando! Eu tinha cerca de 5 milhões e então as pessoas começaram a piratear tudo o que eu fazia, mesmo que eu ganhasse boas avaliações (como eu geralmente ganho). Não é justo. Existe algum meio de prevenir isso? Trocar de plataforma não ajudou."
Cara, sério. Eu como todo bom brasileiro piratiei muitos dos jogos que joguei. Muitos mesmo. Mas sinceramente, eu sempre quis comprar eles em versão original, mas devido aos preços altos eu nunca conseguia. Depois que eu comecei a trabalhar, isso me ajudou e comecei a comprar jogos originais. Não todos os que eu queria, mas juntava o dinheiro ou via uma promoção e comprava.
Nunca vou falar que eu estava certo em piratear justificando os preços, porque mesmo assim eu estou errado ainda, mas sinceramente esse é um mercado que no nosso país é muitas vezes impraticável. Só consegui comprar mais jogos originais ultimamente devido ao Steam. Não fosse isso, provavelmente eu continuaria pirateando jogos.
O que essa empresa fez foi simplesmente demais. Ela simplesmente fez os jogadores piratas sentirem na pele o que eles estão fazendo com ela. Para desenvolver um jogo você perde tempo, perde dinheiro, muitas vezes perde vida social e eventos familiares para fazer com que seu jogo chegue ao produto final para lançar. Se você pirateia um jogo, UMA pessoa comprou o jogo original e MILHARES jogam ele sem pagar, com isso a empresa não tem condições de receber de volta o que ela gastou e muitas vezes fecham as portas por falta de dinheiro devido a isso.
Amei essa forma de "DRM" indireto da empresa e estou pensando seriamente em comprar esse jogo.
Fonte:
Kotaku Brasil