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Here we go! Penúltimo artigo da sequência de fails. Faltam só mais 4 para terminarmos e começar um novo artigo (já armado, mas ainda preciso buscar um pouco de conteúdo para montar).
Dessa vez não será um épico contra uma empresa, será mais um compilado de 4 aleatórios. Vamos a eles /o/
Atari Mindlink
"Peraí... Atari? Aquela mesma Atari do River Raid? Você vai ofender um clássico?!"
Se for isso que vocês estão pensando, aqui vai a resposta: vou u,u
O Atari foi pai de clássicos como River Raid, Enduro, Moon Patrol, Frogger e Pac Man, mas também deu bola fora.
O Mindlink era um acessório que foi desenvolvido para o Atari 2600, Atari 7200 e computadores Atari e que permitia que você jogasse/controlasse eles usando suas sombrancelhas. É, isso ae. Sombrancelhas.
Você colocava uma "faixa" na cabeça, que era ligada a um sensor que emitia sinais de infra vermelho para o receptor que por sua vez transformava em movimentos nos jogos.
O problema é: por vezes o sensor não conseguia reconhecer o movimento das sombrancelhas e devido a isso você tinha que repetir o mesmo movimento "ad eternum". Qual o resultado disso? Dor de cabeça instantânea. \m/
Outro ponto falho é: ideia inovadora, legal, mas o projeto só foi feito na época que o Atari já estava sendo superado e a empresa indo pras cucuias.
Com esses dois pontos, o Mindlink valeu para por a Atari no fail deste artigo.
Konami LaserScope
"Your parents will love what they don't hear"... Já é fail pelo slogan.
O laserscope é mais um acessório do finado NES e servia para jogos de tiro. Ele era composto basicamente de um headset (fone de ouvido+microfone) e um "scope" que era acoplado a sua parte superior e trazia uma tela transparente que servia de mira.
"Oook... a mira beleza, o fone de ouvido ok, afinal você precisa ouvir os sons do jogo. Mas pra que o microfone?", deve ser a pergunta de vocês. A resposta é: ele era o "gatilho".
Quando conectado ao videogame, você falava "Fire" e o jogo atirava. Agora vamos ao slogan que coloquei ali em cima: "Your parents will love what they don't hear". Ok, seus pais vão amar o que não podem ouvir... O slogan é válido se for considerar somente a parte dos sons do jogo, afinal, imagina um "Duck Hunt" e você alegremente na frente da TV: FIRE, FIRE, FIRE, FIRE, FIRE!! Certeza que qualquer pai ia adorar...
Mas pense pelo lado bom: você podia remover o scope, levantar o microfone e pronto, você tem um fone de ouvido para usar no seu Walkman ou Gameboy \o/... Se você não se importar de usar um fone futurista totalmente fora de moda...
Mas porque ele entrou aqui nos fails? Se esses dois de cima não serviram de razão, vai outra: o microfone era tão sensível que qualquer som conseguia fazer o laserscope disparar. Voltando ao jogo "Duck Hunt" que você tem um limite de tiros para acertar "x" patos, imagina você jogando, cai um livro no chão e dispara. Dai você vira pra falar pra tomarem cuidado e pronto, perdeu todos os tiros. Inovador sim, mas fail pra nossa lista.
Jogos Zelda do CD-i
Bem... se vocês se recordam, o CD-i já fez parte desses artigos. Se não se recordam, vejam
aqui.Como a Philips teve "parceria" da Nintendo, eles puderam lançar jogos da Nintendo e usaram Mario e Zelda... Ambos ruins, mas vou falar dos piores que são Zelda...
Todos sabem que apesar do nome Zelda, o jogo é sempre uma aventura de Link. Como o objetivo do CD-i era interatividade, pegaram a série Zelda e tentaram a interatividade... eis que só sairam jogos péssimos, com um Link muito estranho e com um traço excessivamente feminino e que em nada se compara ao Link original.
Foram 3 os jogos lançados e são eles "Link: The faces of Evil", "Zelda: The wand of gamelon" e "Zelda's Adventure". Os dois primeiros são jogos side-scrolling (estilo Megaman, Mario) e o ultimo é mais parecido com os jogos originais no gameplay.
Vamos as coisas boas: os gráficos são bem coloridos e a música é boa. Ah sim, no "Wand of Gamelon" e "Adventure" você joga com a princesa Zelda e não com Link. É isso, acabou.
Histórias ridículas, fases absurdas, gameplay ilógicos, cutscenes fracas e erros de programação. Você consegue pular em uma plataforma e simplesmente atravessá-la direto para a morte!! Inimigos te matam antes mesmo que você consiga se aproximar para matá-los, você entra em portas que não quer, conversa com NPC's quando devia matar inimigos e outras bizarrices. Honestamente, quem tiver a curiosidade procure no youtube e vai achar vários videos. Pode ver que até o Link está dando risada disso...
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Só não ficou no nosso cargo alto desse porque uma outra empresa conseguiu ser mais fail... mais fail ainda...
Jogo ET
Esse é um clássico. Certeza que muita gente já ouviu falar dele.
ET foi um clássico do cinema e é adorado por muitos e tem muuuuitos fãs pelo mundo (me exclua da lista) e claro que no mundo dos jogos a regra é simples: fez sucesso, vamos usar.
E basicamente foi isso que aconteceu com ET. Ele foi lançado no mesmo ano do filme e queria aproveitar as vendas de natal do mesmo ano para que as vendas fossem realmente altas.
Vamos a compilação dos fails: A Atari pagou milhões para Steven Spielberg e a Universal Pictures para conseguir os direitos de poder fazer o jogo com o ET. Durante conversas sobre a ideia, perguntaram ao CEO da Atari na época (Ray Kassar) o que ele achava da ideia. A resposta foi "estúpida, nunca fizemos um jogo de ação a partir de um filme." Ah se tivesse ouvido o Ray...
Como a ideia de como seria o jogo ainda não estava definida, tempo foi perdido... tanto tempo que só restou 1 mês de tempo para a produção do jogo para que ele pudesse ser vendido ainda no Natal do mesmo ano. 1 mês de produção para um jogo inteiro. Vocês tem noção do que é isso? Pois é, parece que a empresa não... Para um mero comparativo, 1 mês de programação foi o que eu e meus amigos tivemos para fazer um beta totalmente sem colisão de objetos para o nosso TCC sobre jogos. Não tinha nada além dos comandos de movimento e câmera pelo mouse, nem inimigos nem nada e levamos 1 mês.
Como se isso não bastasse, o que eles fizeram em seguida? Simples: criaram MILHÕES de cópias do jogo para a venda, venderam cerca de 5000 e ainda ficaram com mais de 5 milhões paradas. Ah sim, eu falei que o jogo era confuso e altamente complexo sem explicação?
Como besteira pouca é bobagem, o que eles resolveram fazer com os 5 milhões de cartuchos parados? Simples: abriram uma enorme vala no Novo México, jogaram eles todos lá dentro e enterraram. Shame on you Atari...
Até o nosso próximo e final artigo de fails o/
Obs.: Dica aos "istas": O próximo artigo é da "N" + "Intendo" o/