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sexta-feira, 29 de março de 2013

N++ \o/

Para quem não sabe quem é "N", ele tá ai em cima. Leitores, N. N, leitores.
Pronto, apresentados... Agora vão jogar os jogos dele e virarem jogadores de verdade ò.Ó

Agora posso continuar u,u

Bem, a Metanet Software disse que está trabalhando em um último título da série "N" e o nome do jogo será "N++.

Como ainda acho que ninguém entendeu o que é o N, ele é um ninja quase boneco palito que salta e tem que sair de labirintos from hell só pulando e se desviando dos obstáculos, sem ter arma alguma para contra-atacar.

A presidente Mare Sheppard disse:
"Nós estávamos agarrados a ideia de que N fosse a única prova de que não fracassamos ou fomos completamente idiotas. Nesse ponto em nossa vida, agora sentimos que é a coisa certa a fazer. Podemos trabalhar novamente com N depois de todo o trauma emocional."

Sinceramente, não acompanho o trabalho da Metanet e nem sei se eles tiveram problemas ou coisa do tipo, mas N é muito divertido. Não sei porque não saiu um novo jogo antes.


Fonte: Joystiq

Darksiders 2 vai ser removido do eShop do Wii U

Estranho, mas, por razões ainda desconhecidas, o eShop do Wii U na Europa apresenta nas nota do jogo "Darksiders 2" que o jogo será removido do eShop no dia 31 de Março e somente quem já o havia comprado anteriormente poderá fazer o re-download do mesmo.

Pooooode ser que isso ocorra porque a franquia Darksiders não tem um comprador ainda, já que só será leiloada em Abril, mas mesmo assim... É um tanto estranho.

Pelo menos, até o momento, isso só vai afetar a Europa. Nenhuma outra localidade foi citada (eu até mesmo fui verificar meu Steam pra ver e ainda tá lá na boa XD).


Fonte: Joystiq

Adolescente chinês sai de arbusto gritando "For Demacia!" e bate em pessoas na rua

Cara... jogos na Ásia estão virando coisa séria... até demais...

Um jovem adolescente que não teve seu nome revelado, passou 2 dias jogando League of Legends direto em uma lan house e repentinamente, depois de sair, achou que seria divertido pegar um pedaço de madeira e se esconder em um arbusto e saltar em cima de quem passasse perto gritando "For Demacia!!".
Por sorte, ninguém saiu ferido.

Simplesmente não consigo entender... Os pais não percebem mudanças nos seus filhos? Não conseguem ter controle sobre eles? Uma coisa é o jogo ser uma diversão e outra delirar sobre ele ser real.

A culpa é do jogo? Não, de forma alguma. A culpa é da falta de limites que os jovens de agora tem e que os pais e a mídia não assumem e jogam a responsabilidade em cima dos jogos.

Por outro lado, em se tratando da China, um país mega-hiper repressivo, acho que isso é uma válvula de escape que muitos jovens de lá encontram para desviar a atenção da dura realidade do país.


Fontes: Techtudo e Kotaku

Shenmue III? Será? õ.O

Shenmue III? É, parece que vai ser verdade.

Meggan Scavio, GM da GDC, disse que Mark Cerny e Yu Suzuki estão pensando na estratégia do jogo Shenmue III e que isso é verdade.
Mark Cerny é o arquiteto-líder do PS4 e Yu Suzuki é o criador da série Shenmue.

Olha... se for verdade, vai ser divertido. É um jogo bacana e acho que merece uma nova chance.


Fonte: Gematsu

quinta-feira, 28 de março de 2013

Capitão Óbvio encontra Jay Wilson...

Eis que agora, depois de sair do projeto, a incrível mente de Jay Wilson admite que inserir a RMAH no jogo não foi a melhor ideia. Genius!! But not ¬_¬

Durante uma entrevista na GDC, Jay Wilson disse que a RMAH não funcionou exatamente como a Blizzard pretendia e que puxaria o plug se fosse algo realmente fácil de se fazer. Ela não o faz porque isso ficou pensando na quantidade de jogadores que iria irritar se o fizesse, pois eles usam a RMAH.

Ele diz também que acredita que a RMAH atingiu a meta da empresa que era a de reduzir as fraudes de contas, mas admite que "foi a solução errada" para tentar resolver esse problema. Em suas palavras:
"Isso não foi bom para um jogo como Diablo. Você não se sente bem obtendo itens por dinheiro, você se sente bem por ganhar itens matando monstros."

Qual a razão para não ter desligado o recurso então? Novamente ele explica:
"Diariamente Diablo III atrai milhões de jogadores e mais de 3 milhões de novos jogadores todo mês. Além de serem grandes números para se trabalhar, uma porcentagem mais do que esperada ainda utiliza a RMAH. A Blizzard esperava que apenas os itens raros e valiosos seriam vendidos por dinheiro real, porém, muitos jogadores colocam a venda "praticamente tudo" porque não existe uma razão para não o fazer. Sem saber quantos jogadores continuariam leais ao jogo com o fechamento da RMAH, eles não podem fazer nada sem pensar muito sobre. É uma coisa que a equipe pensa muito toda a semana e quer consertar."

Cara, sinceramente, mesmo que tirassem a RMAH agora eu não voltaria a jogar. O jogo virou uma enorme colcha de retalhos de tantos consertos que estão tentando fazer que não existe fator que me motive. Primeiro o jogo ficou muito dificil no Inferno, depois mexeram e ficou muito fácil. Depois você chegava no nível máximo antes do final e não tinha conteúdo. Eles foram lá e inventaram o tal do Paragon level. Eu sinceramente me arrependo de ter comprado esse jogo e perdi as esperanças dele.

Mas pelo menos o ser que nunca via os erros que tinham cometido e que sempre falava que as coisas do jogo eram o melhor que eles achavam que seria para o jogo, assumiu que RMAH foi uma péssima ideia.


Fonte: IGN

Correção: Ground Zeroes e Phantom Pain NÃO são um jogo só

Um post só pra corrigir uma informação de ontem: Ground Zeroes e Phantom Pain são dois jogos DISTINTOS, porém, amarrados por história.

A Konami confirmou que serão dois títulos a parte, Metal Gear: Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. O que acontece é que Ground Zeroes será um prólogo para todos os eventos que vão surgir em Phantom Pain.

Segundo a Konami: "Primeiro virá Ground Zeroes, então alguma das 4 versões que compartilham o nome "Snake" ficará em coma por 9 anos e então surge Metal Gear Solid V: The Phantom Pain".


Agora é só esperar então XD


Fontes: Kotaku Brasil e The Slanted

GlaDOS e Claptrap em um jogo de pôquer. Ok, já vi de tudo XD

Assim... tem 2010 (sim, faz um boooom tempo), a Telltale lançou um jogo um de pôquer um tanto incomum: uma mesa de pôquer com Heavy (Team Fortress 2), Max (Sam & Max) e mais dois personagens de jogos que não reconheço.

Sim, esses são os personagens do seu pôquer XD

Até ai, tranquilo... mas... sairam novas imagens do jogo em que GLaDOS e Claptrap aparecem nessa mesma mesa de pôquer!! WTF?! E se não fosse o suficiente, Sam também aparece!! Acho que ele ficou com ciúmes de só o Max jogar XD



Cara, numa mesa de jogo que tenha a GLaDOS eu é que não entro mesmo XD

O site oficial do jogo está aqui embaixo e o preço do mesmo é de U$4,95 (4,95 dólares) ou R$8,49 pelo Steam.

Telltale Poker Night at the inventory

Fonte: Kotaku Brasil (imagens retiradas do site deles também)

Crytek tem planos para dar lança nos direitos de Darksiders

O CEO da Crytek USA, David Adams, disse em sua conta no Twitter que pretende dar um lance nos direitos da franquia Darksiders. Numa tradução do post, essas foram as palavras dele:
"Vamos dar um lance nos direitos de Darksiders. Colocar 7 anos de seu coração e alma nessa franquia, e eu acho que ela pertence a nossa casa com seus criadores.".

Vale lembrar que inicialmente, quando a Virgil foi desmembrada, 35 de seus antigos funcionários migraram para a Crytek e não tinham interesse na franquia. Ainda bem que eles mudaram de ideia >_<

Sério, por favor, ganhem esse leilão!! Os jogos são ótimos e merecem continuação!!! Não podemos ter um mundo só com com 2 dos cavaleiros do apocalipse (apesar de já serem os mais fodas na minha opinião), precisamos dos 4 irmãos unidos!!! >_<".


Fonte: Gematsu

DRM não, é por causa do MMO! ¬_¬

Aiai... essa foi a melhor da EA...

Depois de todos os problemas que eles tiveram com acessos não esperados, servidores caindo, longas filas, jogo bugado e a falta de um modo offline, eis que o presidente da EA, Labels Frank Gibeau, disse que a causa do jogo ter de ficado online 100% do tempo não é por razão de DRM, mas sim porque o jogo é um MMO.

Isso ae. Esquece que seja por sua segurança e evitar que pessoas roubem dentro do jogo. O jogo é online 100% por causa do fato de você poder interagir com outros jogadores e suas cidades.

Cara... sério... Sinceramente: ele acha que somos estúpidos ou o que? Desde o começo eles não tinham noção do que é manter um servidor desse tamanho mesmo tendo a Blizzard com Diablo 3 como experiência anterior a ser vista e agora vem falar que o jogo é MMO e por isso tem que ficar online? Desculpinha risível...

Fonte: Kotaku Brasil

quarta-feira, 27 de março de 2013

Kojima anuncia que "Ground Zeroes" e "Phantom Pain" são "Metal Gear Solid V"

Eis que hoje durante a GDC (Game Developers Conference), Hideo Kojima-sama surgiu e disse, para espanto de todos, que os projetos "Metal Gear: Ground Zeroes" e "Phantom Pain" são na verdade um só jogo: Metal Gear Solid V : The Phantom Pain.
É, pois é. To besta que nem todos os outros jornalistas devem ter ficado XD

Kojima também revelou que o homem na maca que aparecia no vídeo divulgado de "Phantom Pain" é realmente Snake e que ele está no hospital porque ficou em coma por 9 anos e perdeu muitas de suas habilidades e controle sobre seu corpo e o jogo será um mapa "open world", ou seja, você vai poder explorá-lo a vontade.

Dúvidas que ficam na minha cabeça agora são: ele ficou em coma durantes os eventos do Ground Zeroes? Onde entra o Ground Zeroes e onde entra o Phantom Pain? Qual dos Snakes é ele?

Seja como for, sinto que vai ser mais um jogo épico a caminho. Fica o trailer ai embaixo.
Recomendo a quem quiser ver a apresentação inteira do Kojima a acessar o link do site Gematsu que postei lá embaixo nas fontes. Eles tem o streaming inteiro da cobertura que o site "Gamespot" fez (ele tem quase 2h de duração).

Site oficial: Metal Gear Solid

Vampiros + Stealth = Dark \o/

Sinceramente, não lembro se já tinha comentado sobre esse jogo antes, mas acho que sim XD

Dark é um jogo em que você controla um vampiro e luta contra uma tropa militar de elite chamada "M17" que quer exterminar do mundo seres sobrenaturais e... bem... como você é um vampiro, adivinha só? \o/

O jogo tem elementos de "stealth"  (ou infiltração/espionagem) ao estilo Metal Gear e elementos de RPG (evolução do personagem e ganho de habilidades) e ação ao estilo Assassin's Creed. Me chamou bastante a atenção, apesar de não ser dos maiores fãs de vampiros.

Segue o vídeo lançado do gameplay. Fica o aviso de que o vídeo não é para crianças devido a violência e sangue.
Aos que se interessaram, segue o site oficial:
Dark - The Official Website

Fonte: Gematsu

Mozilla + Epic Games = Unreal Engine em seu browser

O que acontece quando um browser se une a uma empresa de desenvolvimento de jogos? Jogos em 3D real vindo para seu navegador.

A Mozilla Corporation anunciou na GDC 2013 que criou uma parceria com a Epic Games para lançar uma versão da Unreal Engine 3 para rodar em browsers, e não, não será somente para o Firefox, mas para todos os browsers. Ou seja, não importa se você está usando Chrome, Safari, IE ou Firefox, você poderá jogar jogos feitos nessa engine em seu navegador preferido.

A Mozilla já vem tentando implementar uma plataforma de jogos em seu browser faz algum tempo (como o Chrome e o Google Play), e já mexeu em seu javascript para melhorar o desempenho em jogos de navegador entre outras coisas, mas realmente esse é um grande passo que se ele se concretizar, vai melhorar em muito os jogos de navegador, porque querendo ou não, estamos presos a jogos de Flash ainda.

Segue um videozinho de como seria o desempenho da engine em um browser.

Após a tempestade, vem a diversão \o/

Após a tempestade que foi o lançamento do jogo, servidores caindo, players que não conseguem se conectar ao jogo, jogo bugando, EA, e todo o resto, parece que as coisas começam a caminhar rumo a luz... Ou não, afinal jogo totalmente online significa que cai a internet e você tá sem jogo.

Mas o que passou, passou e vi um vídeo que eu curti pacas. Fiquei rindo sozinho. É uma coisa simplesmente divertida para mim e para o criador do vídeo pelo menos XD

Todos sabem que Sim City é um jogo onde você cria e desenvolve sua cidade da forma que quiser. O que o jogador MiguelM12345 fez foi simplesmente criar a sua cidade e criar uma rodovia um tanto particular: ELA É TÃO ALTA E CHEIA DE CURVAS QUANTO UMA MONTANHA RUSSA XD

O que isso significa para o jogo? Absolutamente nada, foi só algo que ele quis fazer e é o que eu acho mais bacana em jogos desse tipo: você cria as coisas conforme a sua vontade. Que vontade que deu de voltar a jogar Roller Coaster... Bem, fiquem com o vídeo abaixo. o/


terça-feira, 26 de março de 2013

Gundam Breaker

Como bom japonês que sou existem algumas coisas que eu amo: tecnologia, animes e ROBÔS. Dito isso, o que reune essas 3 coisas em uma só? GUNDAMS!

Para quem não sabe o que são Gundams... Morram u_u

Gundams sempre foram minha paixão. Robôs gigantes que surgiram num anime, existem até hoje e mexem com tecnologias. Tem como eu não amar isso?! Apesar de ser uma pergunta retórica, a resposta é NEVER u.u

Gundams possuem vários e vários jogos já lançados e animes também, sendo o mais popular deles aqui no ocidente a série "New Mobile Suit Gundam Wing", esse novo jogo para PS3 me chama a atenção e muito por uma razão: o plot do jogo é você pegar um kit de montagem Gundam que será seu char inicial e sair destruindo outros Gundams e juntando peças e modificando o seu mecha!!

Em poucas palavras, isso:
Vira isso:

Antes que perguntem, sim, eu coleciono Gundams XD

Fica um video do trailer do jogo.

E um video do gameplay.

O jogo será lançado para PS3 e PS Vita.

Fonte: Gematsu

Nova polêmica com Counter Strike...

Bem... que as pessoas que não jogam videogames ou jogos de computador nos consideram maníacos psicopatas adoradores de demônios, não é novidade alguma para ninguém.

Quem são os culpados sobre tudo isso? As produtoras que fazem jogos realistas? Pais que não notam diferenças comportamentais em seus filhos ou que acham que é apenas uma fase e não conversam com eles? Falta de conhecimento do assunto? Não, para mim é o maldito sensacionalismo jornalístico. Por que eu digo isso? Porque essa nova polêmica surgiu justamente por causa deles... De novo.

Dois mapas foram criados por jogadores de CS:GO, um do metro de Berri-UQAM (algo como a nossa estação da Sé) e de um colégio de Port Moody (cidade do Canadá). Qual o problema? Bem, como todos devem saber, depois do ataque do maníaco de 21 anos em um colégio todo o país e o mundo se voltaram contra os jogos "violentos" e nos culpam por jogá-los e nos tornar máquinas de matar e as desenvolvedoras por fazê-los.

O mapa do metrô chegou aos ouvidos das autoridades de trânsito de Montreal e os mesmos entraram em contato com o criador do mapa, Diego Liatis, exigindo que o mesmo não fosse publicado devido a direitos autorais sobre a malha metroviária do país. Ignorando as autoridades, Diego lançou o mapa e agora pode ser obrigado a pagar CAN$50.000 (dólares canadenses), ou o equivalente a R$100.000,00. Bacana né? ¬_¬

Mas a situação fica mais bacana ainda com relação ao mapa do colégio. Criado por um grupo de ex-alunos do colégio e devido ao seu visual realista do cenário real, os jornais anunciaram o mapa já citando que o jogo ao qual ele pertence é baseado em "um grupo de atiradores utilizando rifles automáticos de assalto contra seus adversários". Lendo isso já de cara, o que veio a cabeça das pessoas? Claro, a chacina movida pelo idiota que custou vidas de crianças e professores que não tinham nada haver com seja lá o que ele tinha em mente (se é que ele tem uma).

Ao invés de simplesmente anunciar como um mapa de jogo extremamente realista, não, vamos popularizar para que todos critiquem os jogos e vamos derrubar eles. Claro, por que não? Afinal, nos cinemas podemos ter mortes, degolações, sexo, mas em jogos não porque eles modificam nossos filhos em assassinos impiedosos, frios e cruéis. "Spring breakers" = ok, "Counter Strike: Global Offense" = evil.

Acho esse sensacionalismo jornalístico fantástico... Falar mal de jogos, sejam de videogame ou RPG's do demônio, porém, falar mal sobre as bebidas alcóolicas que causam inúmeras mortes e acidentes de trânsito não. Falar sobre a banalidade sexual que se tornou o carnaval também não. Falar sobre o que o Lula fez por baixo dos panos também não.

Por sorte o mapa do colégio teve um destino melhor (por enquanto): a polícia local avaliou o mapa e disse que apesar de todo o realismo e o jogo, o mesmo não trás nenhum perigo aos funcionários ou estudantes do colégio. Muito melhor avaliado e de parabéns a policia local em sua avaliação e pensamento maduro, pois diferente dos sensacionalistas, eles analisaram a coisa de um ponto de vista sério, sem julgar.

Fonte: Kotaku Brasil (contém os links em inglês sobre as notícias sobre os mapas e como foram anunciados no jornal)

FF Versus XIII muda de nome, FF X/X2 HD, Lightning Returns terá somente 1 final e a saída do presidente da Square Enix

A última vez que usei essa imagem acima foi para uma notícia no ano passado em que o presidente da Square Enix, Yoichi Wada (o qual é a notícia mais abaixo), disse que queria que tivessemos a sensação de nostalgia da boa época em que Final Fantasy era significado de sucesso e RPG mestre que dita as regras aos outros. Ela demonstra indiretamente o que boa parte dos fãs dessa série ou pelo menos o que os jogadores mais antigos da série acham do comentário dele, ainda mais depois dos jogos lançados após Final Fantasy IX (FF VIII é desconsiderado).

FF Versus XIII foi anunciado em 2006 e depois disso NUNCA mais tivemos informação alguma sobre ele. Agora o site VGLeaks informou que a Sony estaria ajudando a Square Enix com o título, ou seja, grandes chances dele ser exclusivo para o PS4 e que o título teria mudado para Final Fantasy XV.

O que esperar? Sei lá... Fiquem com o único trailler divulgado até o momento.

Para continuarmos, seguimos com o esperado remake HD que muita gente esperava de FF X.

A Square Enix lançou oficialmente o primeiro trailer do jogo em versão HD e temos algumas novidades: o PS3 vai ter no mesmo bluray o jogo FF X em versão HD e junto com ele a continuação do jogo, FF X-2. Ao que tudo indica, a sequência também estará em versão HD. O PS Vita também receberá os dois títulos, porém, separados. 
 Os jogos saem ainda esse ano. Segue abaixo o trailer.

O terceiro jogo de FF XIII, Lightning Returns, vai ter somente 1 final e ele será definitivo, ou seja, sem mais versões ou continuação para FF XIII segundo Motomu Toriyama, diretor do jogo.

Segundo as palavras do diretor:
"O conceito por trás do Lightning Returns e de que ele vai fechar o capítulo da saga do Lightning. Diferente do título anterior, não vão haver múltiplos finais criados através de interpretações diferentes da história jogada, mas ao invés disso, a história vai se direcionar para o único e verdadeiro final."

Bem... é esperar pra ver.

E finalmente, agora para finalizar... Lembram que eu disse lá em cima que tinha uma notícia do Yoichi Wada? O cara que falou que quer que tenhamos a sensação de nostalgia jogando o novo FF XV (ou Versus XIII)? Pois é, ele pediu as contas de presidente da Square Enix.
Após revisões do balanço comercial da empresa, eles notaram que vão perder MUITO mais que o esperado esse ano. De um valor de estimado de perda de ¥3.5 bilhões (3.5 bilhões de ienes) as revisões apontaram uma perda de ¥13 bilhões (13 bilhões de ienes). Segundo as explicações dadas, as perdas são devido a baixa venda de seus maiores títulos na América do Norte e na Europa e seu lento desenvolvimento com seu mercado de maquinás de arcade (nossos antigos fliperamas).

Wada assumiu como presidente da Square Enix em 2000 e em seu lugar entra o diretor representativo da empresa, Yosuke Matsuda que entrou na empresa no ano de 2001.

Bem... só espero que essa mudança tragam de volta a glória da empresa, ou ela vai pedir falência ou se extinguir facilmente. Faz muito tempo que não tenho vontade de jogar algum título novo deles ou sequer saiba de títulos novos deles...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Hearthstone: WoW em cartas online


Eis que quando eu acho que vou ficar longe de WoW por um tempo... Vem a Blizzard e me prende de novo >_<

A Blizzard anunciou seu primeiro jogo free to play e ele é baseado em Warcraft. Ele é algo como um "Magic the Gathering", só que é online e tem um esquema um tanto mais simples do que seu irmão mais velho no qual foi baseado.

Você monta um deck com base em uma das classes do jogo e sai enfrentando outros jogadores online e ganhando mais cartas para implementar seu deck.


Pelo que pude notar dos videos, seu limite de ações se baseia na quantidade de mana que você tem para usar (bolinhas azuis do lado da carta do seu char, no centro inferior da tela) e o jogo acaba quando o seu HP (valor próximo do seu char) fica 0.

Eu sinto que vou passar algumas boas horas de ociosidade jogando isso XD

Ducktales em alta resolução!! \o/

Para quem ler esse post e não conhece o personagem acima eu já digo: você não teve uma infância feliz u_u.

Ducktales além de ser um ótimo desenho que me fez dar muitas risadas na minha infância (valeu tio Silvio Santos o/), também me fez perder algumas horas de minha vida jogando o jogo de nome homônimo feito para no NES e que agora está voltando com gráficos renovados e com a mesma qualidade!

O jogo consiste em uma aventura com o Tio Patinhas e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho procurando tesouros lendários pelo mundo.

O jogo vai ser lançado na Playstation Network, XBox Live Arcade e Wii U eShop. Eu realmente queria que viesse pra PC também T__T.

Segue abaixo o vídeo.

 

E o de baixo é só pura nostalgia da minha infância XD



Fontes: IGN, Kotaku Brasil

domingo, 24 de março de 2013

[PC] - Starcraft II Heart of the Swarm


Heart of the Swarm

Gênero: RTS/RPG
Fabricante: Blizzard
Distribuidora:
Blizzard

Eis que após pouco mais de 2 anos depois de Wings of Liberty a Blizzard lança a continuação de sua saga espacial Starcraft 2. Hoje irei falar justamente de Heart of the Swarm.

Antes de falar sobre o jogo em sí, vou fazer um pequeno review da história da personagem principal dessa expansão, Sarah Kerrigan. Ela surgiu ainda no primeiro Starcraft como uma agente Ghost altamente treinada, na verdade, uma das melhores senão a melhor. Durante uma missão de testes com Zergs onde Mengsk tentava controlá-los através de um dispositivo que usava energia psiônica, Kerrigan começa a ter problemas. Protoss surgem para eliminar os Zergs e repentinamente os Zergs saem de controle e começam a destruir tudo pelo caminho. Mengsk ordena imediata evacuação, mas abandona Kerrigan no planeta mesmo com Raynor o enfrentando de frente mandando que voltem para resgatá-la. Kerrigan, sem poder fazer nada contra um exército Zerg inteiro, simplesmente se rende e eis que eles a transformam na conhecida Queen of Blades e após a morte da Overmind, ela se torna a líder dos Zergs em Broodwar.
Após os eventos de Wings of Liberty, Jim Raynor consegue salvar Kerrigan e a transforma novamente em um ser humano (ou quase... pelo menos ela não tem de ir no cabeleireiro), mas antes de libertá-la ao mundo novamente, Valerian, filho de Mengsk e quem ajudou Raynor em sua missão, quer fazer testes com ela para garantir que ela não tem mais poderes tão ilimitados quanto antes e que não é mais uma ameaça ao mundo. E é aqui que a campanha começa.
Primeiramente, coloquei ali em cima que o gênero tem RPG, mas não se preocupem porque o jogo continua sendo estratégia. O RPG está ali por causa das mudanças feitas na campanha, onde Kerrigan funciona como uma unidade Herói, algo similar ao que ocorria nos jogos "Warcraft 3 Reign of Chaos" e sua expansão "The Frozen Throne". Ou seja, ela é uma unidade que você sempre vai estar usando para passar pela campanha e comandar seu exército e é ela que vai ganhar experiência e ganhar habilidades conforme seu level aumenta. A customização RPG é só isso ^^.

A campanha consiste de missões, assim como foi em Wings of Liberty, e você pode escolher qual missão quer realizar antes da outra. Conforme você avança pela campanha vai habilitar novas unidades e outro fator interessante é que também vai habilitar novas EVOLUÇÕES para algumas de suas unidades. Vou citar dois exemplos de evoluções que achei as mais bacanas: você pode evoluir seu Zergling para eclodir quase instantaneamente e gerando 3 novos para cada larva ou fazer ele criar ASAS e pode subir lugares que ele não teria acesso normalmente (como um Reaper Terran) e com isso ter mais opções de como e por onde atacar seu inimigo; a outra evolução que achei bacana foi dos Ultralisk onde você pode escolher muní-los com veneno o que faz com que eles ganhem um ataque extra que envena unidades próximas causando dano por tempo ou você pode evoluí-los para serem "semi imortais", pois quando morrem retornam a uma forma de casulo e após alguns segundos você tem um Ultralisk fullhealth e pronto pra matar e destruir mais coisas.
As missões ficaram mais variadas e menos enjoativas do que na época do primeiro Starcraft (invada o local, pegue os dados e saia vivo). Isso foi uma boa mudança.

Mas as maiores mudanças nessa expansão vieram na parte pós-campanha. O multiplayer foi modificado em vários pontos para encorajar os players que não são fã do multiplayer (ó eu aqui) em jogá-lo e continuar a se divertir com o jogos fora da campanha. As mudanças aqui foram imensas e quando digo imensas é que foram MUITAS mesmo.

Quando o jogador termina a campanha existe o modo "Matchmaking". A Blizzard pensou e criou um modo de jogo de multiplayer chamado "Training" para literalmente ensinar o básico do jogo fora da campanha para que o jogador comece a se acostumar e aprender como é jogar contra um outro player ou contra o computador e tem 3 níveis de aprendizado.
Além do "Training" você pode escolher jogar contra o computador no modo "Versus A.I.". Aqui você vai jogar 3 partidas contra o computador e o jogo vai definir seu nível conforme essas partidas e você pode jogar contra o computador até quando quiser ou se sentir confiante para desafiar alguém.
Quando se sentir pronto, o modo "Unranked" vai procurar jogadores com o seu nível aproximado de jogo e pronto, agora você tem um adversário real para jogar.
Quando estiver realmente preparado e já se sentir pronto a desafiar os mais adeptos do multiplayer, as partidas "Ranked" é o seu novo local de jogo. Aqui suas partidas são pontuadas e você começa a fazer parte do ranking oficial da Blizzard. Aqui é onde o bicho pega.



Além do "Matchmaking" o jogo conta com o "Custom games" onde você pode jogar com pessoas de qualquer nível ou contra o nível que escolher da A.I. em um mapa que você escolher, o modo "Arcade" onde você pode escolher mapas customizados e que não necessariamente são para ser jogados de modo normal (por exemplo, aqui é onde você encontra mapas de modo "Tower Defense" e outros mapas de estilo de jogo diferente) e por fim os "Replays", onde você pode assistir aos seus replays sozinho ou com outras pessoas e pode assumir o controle de qualquer um dos lados a hora que quiser, podendo continuar a jogar a partir de um replay.

Outra coisa que tenho que falar do modo multiplayer é que algumas unidades tiveram mudanças que eu achei muito bem vindas, como por exemplo os "Siege Tank" que agora já saem de fábrica podendo entrar em modo Siege sem que você tenha que fazer o research dele no "Tech Lab". Não vou comentar de todas porque isso não vem ao caso, mas as mudanças foram boas. Isso foras as novas unidades.

Para incentivar os jogadores a jogar o modo multiplayer a Blizzard criou um sistema de ganho de experiência e level onde as coisas feitas no jogo te dão experiência, você vencendo ou perdendo a partida. Isso realmente é legal, porque pelo menos você sente que ganhou alguma coisa mesmo tomando uma lavada do adversáio e pode evoluir mesmo perdendo.


Achei a expansão bem divertida e que vale a pena, mas devo dizer que alguns pontos na história são muito, muito decepcionantes. Um ponto que posso citar sem fazer nenhum spoiler é a aparição do Zeratul. Enquanto em Wings of Liberty ele aparece para o Raynor e explica sobre os híbridos, a ameaça que eles são para o universo e que alguém está por trás disso e faz você participar dessa visão dele, em Heart of the Swarm ele aparece, apanha, conversa e acabou. Não tem missão com ele ou com os Protoss e nem nada, ele simplesmente fala uma frase ou outra e some.
O final é outro ponto que não me agradou. Ficou uma coisa muito idiota o que acontece no final. A própria missão final é meio controversa depois de um ocorrido na campanha.

No geral a minha opinião sobre Heart of the Swarm é que o jogo continuou muito bom, assim como Wings of Liberty, e tem um apelo maior pelo multiplayer e realmente te incentiva a aproveitar o conteúdo do jogo que é esse mesmo, mas mesmo que você queira jogar somente a campanha, também é muito válido. Conteúdo single player não é dos maiores, porém, para conseguir todos os achievements do jogo você vai perder algumas boas horas pensando em estratégias e um detalhe: a Kerrigan tem achievements próprios que não são listados =P

Recomendo o jogo para qualquer fã da série o/

Site oficial:Starcraft II