Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[PC/PS3/XBox360] Dragon Age: Origins Review



Fabricante: Bioware
Distribuidora: Electronic Arts
Gênero: RPG/Estratégia

http://www.dragonage.com

 
 
 



Introdução
Bioware é conhecida por sucessos do genero do RPG, como Baldur's Gate, Star Wars: Knights of the Old Republic e mais recentemente Mass Effect 1 e 2. Todos grandes sucessos de critica e venda. Dragon Age: Origins segue a mesma fórmula. Com uma história simples, mas profunda o jogo faz com que você se sinta na pele do herói.

História 10

O básico é que, de tempos em tempos uma legião de monstros chamados Darkspawns atacam o reino de Ferelden e cabe a uma coligação de guerreios, os Gray Warden, acabar com a ameaça. A principio parece uma historia simples e clichê, mas ela é cercada de reviravoltas, traições e eventos que acontecem de acordo com decisões passadas do jogador.
Você começa com uma das três raças (Humanos, Elfos ou Anões), podendo escolher o sexo, classe (Warrior, Rogue e Mage) e em que contexto seu personagem vai iniciar a historia. Por exemplo, se você cria um Elfo que vive na cidade, ele será apresentado a historia de forma diferente do Elfo da floresta.
Mas o que realmente faz a historia ser nota 10, são os detalhes. A história é extremamente rica, cheia de detalhes. Cada cenário, cada raça, cada item, cada monstro tem um pano de fundo. A historia vem de desde antes da criação de Ferelden, e se expalha com uma tamanha vastidão que, só com auxilio do Codex (ferramenta do jogo que guarda todos os dialogos, decisões e historia) você pode se inteirar de tudo.

Jogabilidade 9,5

Para pc, mouse e taclado. Com essa combinação não tem erro. Para ser bem sucedido na sua jogatina, é preciso pensar. Por esse motivo o jogo pode ser pausado no decorrer de qualquer luta para que, com auxilio da camera livre, você possa pensar calmamente cada movimento de cada um dos seus 4 comandados. Há ainda a opção de você criar taticas especificas para cada personagem. Por exemplo, você programa o personagem X usar a skill Y quando estiver abaixo de 25% de HP. As opções de estrategias são vastas, mas não necessarias.
Elementos de RPG de mesa estão fortemente ligados ao jogo. Como passar em testes força ou persuassão. Diferenças no nivel do solo aumentam ou diminuem o alcance dos arqueiros. Enfim, você precisa usar mais a cabeça que os dedos.

Gráficos 8,5

Cénarios ricos, inspirados e bonitos. As locações são bem diferentes uma das outras. Apenas os cenarios de lutas aleatórias são repetitivos espaçosos campos verdes. Os persoagens centrais são bem feitos, as texturas são razoaveis. Mas mesmo assim, as vezes você irá se deparar uma sombra trincada, ou um cabelo que parece um capacete. Fato interessante é que, os personagens que tiveram contato fisico com suas vitimas, ficam durante um bom tempo lavados de sangue.

Som 9,5

Musícas muito boas, acompanham os eventos de forma magistral. O barulho das espadas contra os escudos, das flechas zunindo, dos raios e e das bolas de fogo dão aquela sensação unica de um campo de batalha. Tudo isso somado ao execelente trabalho de dublagem.

Valor

É um jogo imperdivel mesmo pra quem não gosta de RPG. Possui muitas horas de jogo, recheadas de side quests e conquistas. Há ainda a opção de download de conteudo exclusivo, que inclue duas camapanhas: Return to Ostagar e The Wardens Keep, itens unicos e mais um personagem.

Ponto forte

O que acredito que seja mais divertido é o relacionamento entre os personagens, que não fica só no: "Vamos viajar juntos? Ok...". Você deve contruir uma amazidade, com dialogos, presentes e ações. Esses relacionamentos trazem beneficios como skills unicas e até possibilidade de romance. Mas o oposto também acontece, se você não for legal, eles podem sair do seu grupo ou até tentar té matar!

Geral: 9,3

O melhor:
-Historia vasta
-Relacionamento entre personagens
-Conteúdo para Download

O pior:
-Depois que termina, não da pra fazer nada com o save. Não da pra visitar mapas antigos, nem continuar com quests paradas
-A jogabilidade para consoles perde muito em qualidade, já que não temos mouse e teclado no PS3/XBox360 todo o sistema de batalha teve que ser adaptado para os controles.





0 comentários:

Postar um comentário