Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[Dreamcast - PS2 - PC] Grandia 2




Fabricante:Game Arts / Rocket Studio
Distribuidora: Enix / Sega  /Ubisoft
Gênero: RPG


Grandia 2 é o segundo episódio da "série principal" (existem doi spin-offs chamados "Grandia: Digital Museum" para Sega Saturn que foi lançado somente no Japão e é um adicional para o Grandia 1 e "Grandia Xtreme" que é a ovelha negra da família, lançado para PS2.
Nessa nova aventura o herói principal se chama Ryudo e é um "Geohound", um mercenário que faz trabalhos por dinheiro. Em uma de suas missões, Ryudo é contratado por uma igreja de um vilarejo para escolar em segurança Elena que é uma cantora da igreja e irá participar de um ritual sagrado. Ryudo escolta a garota até o local em segurança, mas os problemas começam justamente quando eles chegam ao seu destino. Isso é só uma premissa do jogo.
Devo admitir que após jogar as 3 aventuras, a história de Grandia 2 me foi a melhor, sendo mais séria e com comentários durante o gameplay que podem te fazer pensar sobre o que é mostrado e comparar com as coisas na realidade.


Jogabilidade (10)

Em relação ao seu predecessor não mudou praticamente nada em relação ao controle dos personagens e movimentação em mapa, porém a parte de "customização" dos personagens mudou muito. Ao se vencer uma batalha agora você ganha dois novos pontos além da experiência e gold e eles são as "Special Coins" e "Magic Coins".
As "Special Coins" são usadas para se adquirir Moves (ataques especiais dos personagens) e melhorar as já existentes e as "Magic Coins" fazem o mesmo, mas com as magias. Além disso, ambas são usadas para se aprenderem novas "Skills", que são habilidades complementares que podem ser equipadas nos personagens. Para se aprender as "skills" é necessário que você encontre livros que contém essas habilidades e usar "Special Coins" ou "Magic Coins", conforme a habilidade ensinada.
Outra mudança é com relação aos Mana Eggs que agora não são usados para se comprar novas magias, mas sim contém as magias neles, se tornando um equipamento. Existem diferente tipos de Mana Eggs e cada um com um grupo especial de magias (um para ataque, outro pra suporte, etc). Cada Mana Egg que você encontra já vem com algumas magias aprendidas que podem ser melhoradas e magias para serem aprendidas sendo necessário o uso de "Magic Coins" para isso.
Mais uma mudança que ocorreu é no "ring command", o menu de opções que aparece nas lutas. Ele agora é divido em duas partes: a superior com os comandos Combo, Critical, Move/Magic e Itens e na parte inferior os comandos Defesa, Evade, Escape e AI (ativa a inteligência artificial).

*Grandia 2 foi lançado originalmente para o DREAMCAST em 2000, sendo depois portado para o PC e PS2 em 2002. A versão PC foi portada decentemente e roda exatamente igual ao Dreamcast, porém, a versão para o PS2 sofre de vários problemas de slowdowns. A primeira vista pensei que fosse normal, mas não é. Os slowdowns ocorrem mesmo em locais onde não se tem muitos objetos na tela ou nada que force o hardware do PS2 e isso atrapalha MUITO a jogabilidade porque ele consegue dar slowdown inclusei em viradas de câmera, algo essencial pro jogo. Se for jogar, recomendo procurar na Internet e jogar a versão para PC e ficar longe da versão para PS2.

Gráfico (8,5)

Os gráficos são muito bons e acompanham muito bem o cenário e todo o mais, mas não é algo de se impressionar tanto. Considerando sua época de lançamento (2000) os gráficos podem ser comparados aos de FF9 e mesmo assim existem detalhes no FF9 que são superiores e isso num Hardware inferior ao do Dreamcast e ele foi lançado 1 ano antes. Claro, existem os efeitos das magias, cenas que tem uma simulação muito bem feita de chamas, animações em Anime se misturando com efeitos 3D, mas mesmo assim poderiam ter explorado melhor o hardware do Dreamcast e a potência do mesmo.
*Obs: novamente devo fazer um adendo. As versões Dreamcast e PC são ótimas, mas evite a versão PS2 se possível. Além do já mecionado slowdown, a versão do PS2 sofre com problemas gráficos. Muitas vezes os personagens perdem suas texturas, se tornando "bonecos brancos" literalmente, os cenários sofrem de granulação, algumas texturas são aplicadas fora de lugar, partes dos personagens desaparecem ao se aproximar muito de certas partes de alguns cenários, durante animações dos Moves e por ai vai. Volta o conselho: procure e baixe ele da Internet para PC.

Som (10,0)

Não tenho muito a dizer. O jogo tem músicas cantadas e inclusive as lyrics são em português, mas interpretadas por uma japonesa com um sotaque sofrível, mas mesmo assim a música consegue te prender e agradar.
Uma coisa que me agradou foi logo no início do jogo e perto do final reconhecer o uso de músicas vindas diretamente do Grandia 1. As músicas cairam bem com o contexto e deu um ar retro legal.

Diversão (10,0)

O jogo é muito bom, continuando com a excelente mistura de estratégia e ação iniciada pelo seu predecessor. História consistente, personagens cativantes (quem jogar e falar que não deu umas risadas por causa da Milenia está mentindo!!!) e o final fechando bem com a história. A aventura toda leva em torno de 45-50h para ser terminada e vai te prender bem. Os mini-games incluidos no jogo também são bem divertidos e dão boas recompensas. Vale muito a pena jogar este grande RPG conhecido e apreciado por poucos.

Melhor:
- Diversas melhorias na customização do personagem;
- Magias com mistura de animações em anime e CG;
- Uma história consistente e séria, mas que tem seus pontos de comédia;
- Grinding (aumento de level) mais fácil que seu predecessor;
- Milenia;
- Final interativo

Pior:
- Alguns chefes são muito fáceis de se derrotar (o ultimo principalmente);
- Alguns itens especiais para se fazer grinding (dobro de exp, special coins e magic coins) só são encontrados nas ultimas dungeons;
- Falta de sub-quests;
- Diminuição drástica na quantidade de Moves em comparação com Grandia 1;


Nota final:  9,6
Autor: Shadow

0 comentários:

Postar um comentário