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domingo, 26 de maio de 2013

Kinect 2 tem DRM visual?

Eu sinceramente agora cansei de ver notícias sobre o Xbox One. Depois do anúncio, ou só tem reclamação ou só tem defesa ou comparação com os outros e etc. e eu creio que isso cansa uma hora, ainda mais que agora todo mundo só vê a parte de hardware e gráficos para julgar as coisas, porém, essa notícia eu achei interessante e só vou falar por causa disso. 

Aparentemente, em 2011 a Microsoft criou uma patente para o Kinect que é sobre "a regulamentação de conteúdo distribuído visualizado pelo usuário". Em poucas letras: um método que o Kinect pode utilizar para verificar se, por exemplo, a quantidade de pessoas vendo um filme em Bluray na sala está compatível com a permissão que aquele Bluray permite.

Exemplificando mais ainda, vamos a esse exemplo: você está em sua casa assistindo "Os Vingadores" com seus amigos. A licença permite que um pequeno grupo veja e a distribuidora entende que por pequeno grupo sejam um máximo de 6 pessoas. Se o Kinect verificar que existem 7 ou mais pessoas, o sistema pode simplesmente não reproduzir o filme por causa disso, o que seria uma violação da licença.

Claro que quando essa notícia surgiu (há 2 dias) foi um grande impacto criando ainda mais dúvidas em volta do videogame, mas a Microsoft rapidamente se pronunciou dizendo:
"A Microsoft registra e recebe patentes regularmente como prática de negócios; nem todas as patentes registradas ou recebidas são incorporadas em produtos da Microsoft."

Nesse momento, eu sinceramente não me interessei nem um pouco pelo VCR...quer dizer, Xbox One. Não vejo graça no Kinect, não me interesso em trocar canais dizendo o nome deles, não vejo necessidade de usar o Skype por ele, não vejo graça em futebol americano e nem de ficar fazendo compras de filmes por ele. A Microsoft só implementou um controle de voz mais eficiente ao Kinect, porque o resto das funções já podem ser feitas por uma Smart TV e ela não fica esperando que eu diga algo para se ligar automaticamente. Além do mais, essas funções inicialmente só estarão presentes nos EUA e vai ser necessário um outro dispositivo comprado a parte para funcionar.

Antes de mais nada, só quero esclarecer que não desmereço o Kinect, somente não vejo como ou necessidade de todo jogo ter de interagir com ele. Para jogos específicos e a tecnologia se bem pensada pode ser usada de forma muito bacana, mas fingir que estou andando segurando uma arma não vejo graça. Só ver também pelo Dragon Ball lançado para o Kinect a grande furada que acabou sendo.

Vamos esperar pelo dia 10 de Junho antes de tirar conclusões.

Obs.: para os que interessar, não tenho nenhum videogame dessa geração e não estou pensando em comprar um da nova. Como disse um cara da IGN "Já não sou um usuário foco das empresas e estou satisfeito com meu PC".


Fontes: IGN, VG24/7

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