Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 11 de junho de 2013

E3 e o dia em que a Microsoft apertou o botão "Rewind"...

Vou deixar que a imagem ai de cima diga por si só o porque do título. O dia de ontem deve ter deixado a Microsoft de cabelos em pé e com vontade de desenvolver o Delorean e voltar no passado para corrigir.

A Microsoft anunciou muitos jogos, tem muitos exclusivos, exibiu eles, mas como um aparelho de jogos foi a ultima coisa que eles devem ter pensado e na minha opinião é a primeira coisa que devia ser pensada. Achei os gráficos legais, o controle achei bom, mas vamos ser sinceros: vou comprar um videogame para assistir TV sem ter de usar o controle remoto? Sério? Vou ter de pagar mensalidade ou anuidade se quiser jogar multiplayer ou não? Sério mesmo? Com certeza caixistas agora estão querendo minha alma, mas isso é a minha opinião enquanto um gamer.

Vamos avaliar os pontos que eu avalio de vantagem do Xbox One:
  • Conexão com todos os serviços da Microsoft (praticamente)
  • Saves em cloud
  • Ajuste automático da distância do Kinect e seu melhor reconhecimento
  • Quantidade de servidores para sustentar a rede e sua segurança
E pra mim, acabou. Foi só isso que eu realmente vi vantagem nele. Nada mais. Não posso trocar o HD, recursos que Smart TVs já tem, pagar licença de jogo e não comprá-lo efetivamente, sistema de troca/empréstimo/revenda de jogos ridículo, ter de ficar logando meu videogame todo dia ou não posso jogar, Kinect obrigatório, configuração de SEGURANÇA do Kinect, formato de vídeo-cassete... Cara, sério? A Microsoft pegou tudo o que ela conquistou e simplesmente jogou pro alto e falou "Já temos fãs, eles vão aceitar qualquer coisa que falarmos e dar amém, vai por mim." e eis o resultado e o pior é: foi EXATAMENTE isso que a Sony pensou quando lançou o PS3 e olha quanto tempo ela levou para se recuperar?

Enquanto isso a Sony ficou só vendo a reação do público a todo o rebuliço causado pelo Xbox One e ficou na miúda... E eis que ontem o leão rugiu: exibiu o PS4, algo que ninguém sabia como seria. Claro, o formato não é o mais bonito que já vi, porém, comparado ao rival principal, cara, que lindo. E outro detalhe: ele PODE ficar de pé para ocupar menos espaço se for o caso.

Fora isso, a Sony foi somente golpeando a adversária aos poucos. Em suas quase 1:30h de apresentação ela exibiu muitos jogos e vejam só, vários jogos de indies apareceram assim como seus criadores, mas o melhor ainda estava por vir. Mais ou menos próximo da meia hora final, veio o anuncio da Square Enix e eis que finalmente foi exibido algo de Final Fantasy XV, mas o clímax ainda estava por vir... O delírio ocorreu com a revelação de Kingdom Hearts 3.

Mas sinceramente... isso foi tudo só pra deixar a galera no hype e aumentar o êxtase porque os golpes finais vieram quase no encerramento:
  • Não tem DRM
  • Não precisa ter conexão com internet para jogar single player
  • Tem suporte a jogos usados
  • Custa 100 dólares a menos que o concorrente 

A Sony foi tão na jugular da Microsoft que sinceramente me veio a cabeça a maior briga desse tipo que eu tinha visto na minha infância e um slogan eterno "Genesis does what Nintendon't". Preciso citar que briga foi?

Cara, enquanto a Microsoft se preocupou em tomar a sua sala de estar e te deixar mais gordo sem ter que procurar o controle remoto, a Sony simplesmente viu os erros que teve com o PS3 e ouviu os consumidores e o que eles queriam e seguiram. Não tem como falar que a Sony não foi a vencedora do duelo. Claro, as duas vão brigar ainda pelo público e tal, mas se você é realmente um gamer, a resposta da melhor plataforma está MUITO clara.

Se você quer um console para jogar jogos sem se preocupar com nada mais, o Playstation 4 é a sua escolha. Se você quer um console que saiba de seus gostos, que tenha jogos que não precisem de joystiq, que não te de controle sobre seus jogos e que não deixe você esmprestá-los e que tenha os mesmos recursos que uma Smart TV, o Xbox One é sua praia.

Sinceramente Microsoft, o que você aprendeu do mercado de jogos e do mercado de computador você conseguiu jogar fora em uma jogada arriscada. Com certeza atraiu a atenção da comunidade não gamer, mas você perdeu algumas boas cabeças de seus fãs já criados... Bad move man, bad move...


Com relação aos posts de jogos... olha... sinceramente... tem MUITA coisa, por isso, é capaz que eu fique até quinta sem postar nada, mas estou pensando em fazer um post compilado dos melhores anúncios de cada plataforma (Nintendo, Microsoft e Sony) e soltar no fim de semana. Ainda estou pensando... mas é só aguardar que ainda falarei algo.

0 comentários:

Postar um comentário