Pages

Ads 468x60px

domingo, 31 de março de 2013

Unreal Engine 4 e o Wii U

Vamos lá, vou entrar em um território hostil: o preconceito contra o Wii U.

Durante sua apresentação na GDC, a Epic Games anunciou a sua nova engine gráfica, a Unreal Engine 4. Ele disse que ela vai funcionar nos consoles da nova geração, em aparelhos de celular e até mesmo em navegadores.

Eis que um repórter perguntou se a Unreal Engine 4 iria funcionar no Wii U e Mark Rein, o co-fundador da Epic, respondeu rindo "Hahahaha, não". Depois ele se desculpou e disse que o Wii U tem a Unreal Engine 3 e tem ótimos jogos lançados com base nela e que não é porque saiu a Unreal Engine 4 que a antiga versão irá morrer. Depois disso ele ainda se desculpou e disse que a Unreal Engine 4 pode ser usada no Wii U e quem quiser, pode desenvolver nela jogos para o Wii U e que não existe nenhum problema quanto a isso e que não tem nada haver com a questão do hardware do Wii U não aguentar a mesma.

Por que eu digo que é preconceito contra o Wii U? Porque por mais que as palavras dele sejam sinceras, rir quando questionado se um aparelho que não condiz com as especificações de seus outros concorrentes não é uma atitude profissional. É o mesmo que dizer "Rá, faz me rir.".

Todos subestimam o poder do Wii U porque o hardware dele é da mesma força que o PS3 e o XBox 360, mas ninguém ri desses mesmos consoles. Por que?

Ok, eu concordo que a Nintendo AINDA esta 1 geração atrás das concorrentes, que ela não tem parcerias tão fortes quanto elas e que acaba se apoiando sempre em seus títulos padrão (Mário, Pokemon, Zelda e Metroid), mas cara, eu já joguei ele na casa de um amigo e pudemos continuar jogando Mário no controle tablet para a esposa dele assitir o filme com uma amiga. Me fala quando eu poderia fazer isso com o PS3 e o Xbox 360.

A Nintendo está atrasada em questão de hardware, mas se ela não lançasse o Wii e o controle de movimentos, a Microsoft teria feito o Kinect ou o a Sony o Move?

Pra mim, todo o mercado e principalmente os players estão com muito preconceito em cima do potencial dele. Olhem só o vídeo abaixo e vejam as diferenças entre Need for Speed: Most Wanted rodando nas 3 plataformas.

Claro, era o mínimo que poderia se esperar considerando que ele foi lançado quase no fim da vida do PS3 e XBox 360, mas ainda assim, se os 3 tem o mesmo poder de fogo, você vai rir mesmo e falar dos gráficos? Tem como?

Quero deixar claro também que não estou defendendo a Nintendo, ainda mais porque meu último console é um PS2. Só acho injusto todo mundo menosprezar um video game sem sequer olhar bem ele e garanto que 90% das pessoas que falam mal dele sequer o testaram para saber.

Concordo que a Nintendo está bem atrasada em relação a Sony e Microsoft, mas nem por isso merece o descaso que está recebendo, ainda mais porque por mais que estejam falando do console, continuam jogando Pokemon e Mário, eu tenho certeza.


0 comentários:

Postar um comentário