Bem... um problema que a Microsoft enfrente no Japão desde o seu primeiro Xbox é que as vendas são baixas e seu console não é popular por lá. O que isso representa? Perder uma fatia muito importante de mercado, já que o Japão é um grande centro consumidor de jogos.
Enquanto o XBox 360 é dominante nos Estados Unidos e em várias regiões da Europa, no Japão ele male, male vai passar a marca de 2 milhões de unidades vendidas. Ele simplesmente foi esmagado pelas vendas do Wii e pelo PS3, marcas dominantes por lá.
Eis que durante a GDC, Keiji Inafune comentou sobre esse assunto e deu uma luz na razão pela qual a Microsoft não esteja conseguindo mercado por lá.
Ele disse que ainda enquanto trabalhava na Capcom, ele prestava todo o suporte necessário para o XBox e pessoalmente não o encarava como um console ruim, mas que entendia o porque dos japoneses não gostarem dele e que se fosse questionado sobre o porque ele não saberia apontar a razão.
Apesar de ter dito que não saberia apontar a razão, ele prosseguiu e disse:
"Uma das razões é que o PS3 é um console feito por uma marca nacional do Japão. Como um japonês, eu acho que é natural se sentir mais tentado por produtos nacionais e eu mesmo sinto isso. Quando você vê produtos com características semelhantes e um deles é do seu país e o outro é de outro país, é fácil você escolher o que é do seu próprio país."
E concluiu dizendo: "Por essa perspectiva, o Xbox é produzido pela Microsoft nos Estados Unidos, logo não é um produto nacional. Simplesmente é natural que você queira dar suporte aos produtos nacionais. Se existissem mais jogos exclusivos para o Xbox, as coisas poderiam ser diferente, mas como geralmente são títulos multiplataforma esse não é o caso".
Como eu tenho descêndencia japonesa eu posso dizer que as palavras de Inafune estão corretas. Você compra de uma marca que você confia e se sente menos tentado a comprar de alguma marca com produto similar, mas que não conhece tanto. Ok, ok, meio mundo lá usa Windows em seus computadores, porém, a Microsoft está nos computadores. Eles não vêem a marca como uma empresa para consoles, algo o qual eles já estão acostumados com a Sony desde o PsOne e com a Nintendo desde o Game&Watch.
Wii U já está no mercado, Ps4 vem ai e também o novo Xbox (codinome: Durango) e fica a pergunta: Será que a Microsoft tem ideia desse comentário de Inafune? Se tem, ela vai pensar em como pode virar esse jogo? Tendo lançado dois videogames e os dois tendo sido meio fracassados por lá, eles vão laná-lo no Japão? Minha opinião: quem sabe? Só o tempo vai dizer o que a Microsoft tem em mente.
Fonte: IGN
0 comentários:
Postar um comentário